CMBH

Câmara Municipal de BH participa do evento Conexão Empresarial

Encontro anual reúne políticos e empresários no Minascentro entre 12 e 14/8. Casa concedeu cidadania honorária a Luiza Trajano

sexta-feira, 12 Agosto, 2022 - 19:45

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A Câmara Municipal de Belo Horizonte participou, nesta sexta-feira (12/08), da 11ª Edição do Conexão Empresarial Anual, evento que reúne, no Minascentro, até 14 de agosto, personalidades da economia e da política brasileira. Na ocasião, a empresária paulista Luiza Trajano recebeu da presidente da Câmara, Nely Aquino (Pode), o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte. Ao conceder o título à presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, a parlamentar expressou o seu reconhecimento pela contribuição da empresa no desenvolvimento econômico da capital mineira, onde as lojas do grupo empregam mais de 40 mil pessoas, e elogiou a atuação “valente e inclusiva” de Luiza à frente da empresa e também da entidade Grupo de Mulheres, que fundou e preside. Ressaltando que sua própria trajetória sempre foi marcada pela defesa dos direitos das mulheres, Nely parabenizou o trabalho e as conquistas da entidade no combate à violência contra a mulher e no incentivo à participação feminina nos espaços de poder.

Nely Aquino e Luiza Trajano foram apresentadas ao público como exemplos de “fibra, talento e liderança” pelo jornalista e empresário da comunicação Paulo César de Oliveira, um dos coordenadores do Conexão Empresarial. Em sua fala, que antecedeu a entrega do título de Cidadã Honorária, a presidente da Câmara declarou sua admiração pelo esforço, dedicação e compromisso que sempre caracterizaram a trajetória empresarial da homenageada à frente de uma das maiores empresas de varejo do país, com 1.447 lojas em 21 estados e uma gestão marcada pela valorização dos trabalhadores, da equidade de gênero no ambiente corporativo, da diversidade e da inclusão social.

Na ocasião, Nely ressaltou a contribuição do Magazine Luiza para o desenvolvimento econômico da cidade e os empregos gerados, que proporcionaram “o pão de cada dia” a milhares de famílias belo-horizontinas, mesmo durante a pandemia. “A melhor política social é o emprego”, afirmou a vereadora, apontando que o setor de comércio é responsável por 76% do PIB e mais de 80% dos empregos de Belo Horizonte.

Defesa das mulheres.

Na condição de defensora dos direitos e da importância da mulher na sociedade, Nely Aquino também elogiou a atuação de Luiza Trajano à frente do Grupo de Mulheres, do qual a empresária é uma das fundadoras e atual presidente. A Entidade promove eventos, projetos e ações para engajamento da sociedade civil no combate à violência doméstica e ao feminicídio e para incentivar a participação feminina na política. A empresária lembrou que, apesar de serem 52% da população, as mulheres representam menos de 15% dos parlamentares eleitos no País, destacando que a trajetória de Nely Aquino na política é um exemplo e uma inspiração para as mulheres brasileiras.

A parlamentar afirmou que a cidade e a Câmara Municipal se orgulham de poder chamar Luíza Trajano de cidadã belo-horizontina, sendo a merecida honraria apenas a oficialização dessa condição, já que a empresária é “forte, corajosa e firme” como as mulheres mineiras. 

Presenças

Além das presidentes do Conselho de Administração do Magazine Luiza e da Câmara de BH, o primeiro dia da 11ª edição do Conexão Empresarial teve a participação do governador Romeu Zema (Novo), do vereador de Belo Horizonte Bruno Miranda (PDT); do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG), Sérgio Leonardo; da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão; dos ex-governadores João Dória, de São Paulo, e Antônio Imbassahy, da Bahia; do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso;  do consultor para projetos estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Salim Mattar, e de várias lideranças do setor produtivo.

Superintendência de Comunicação Institucional

 

Entrega do Título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte à Sra. Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza

Tópicos: