Plenário

Cleiton Xavier toma posse como vereador na Câmara de BH

Parlamentar vai ocupar vaga após renúncia de Rogerio Alkimim. Cleiton é advogado e investigador da Polícia Civil

sexta-feira, 1 Julho, 2022 - 17:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Tomou posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte, durante a primeira reunião do Plenário do mês de julho, o vereador Cleiton Xavier (PMN). Cleiton assume seu mandato após a renúncia, em 30 de junho, do então vereador Rogério Alkimim. Natural de Belo Horizonte, advogado, pós-graduado e investigador de Polícia Civil, Cleiton irá exercer, pela primeira vez, um mandato eletivo. Após a posse, os vereadores aprovaram requerimento solicitando que seja apreciado de forma conjunta o PL 41/2021, que institui a Lei Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Mobilidade Reduzida. O PL 233/2021, que altera a Política Municipal de Promoção da Arte Urbana do Grafite e de Combate à Pichação no Espaço Público Urbano, que seria apreciado em 2º turno, foi retirado de pauta.

Logo no início da reunião do Plenário, Cleiton Xavier leu e assinou o termo de posse, quando jurou defender e cumprir a Constituição e exercer seu mandato sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra. “A Mesa Diretora dá boas vindas ao vereador Cleiton Xavier. Seja bem-vindo à esta Casa”, disse a presidente Nely Aquino (Pode) ao apresentar o novo vereador para os demais parlamentares e cidadãos que ocuparam a galeria do Plenário Amynthas de Barros.

Ao se dirigir aos seus pares, em sua primeira fala como vereador, Cleiton Xavier (PMN) destacou a responsabilidade que o cargo impõe diante de tanto que há para fazer por BH. “Sei que os desafios são muitos para tornar nossa Belo Horizonte uma cidade com igualdade de direitos. Vou focar meu trabalho na ética e transparência na missão de bem representar o povo”, disse Cleiton afirmando ainda que a população “pode ter certeza de que unidos será possível transformar a cidade na primeira em qualidade de vida no Brasil”.

O parlamentar também falou sobre a honra de fazer parte da Câmara. “Assumo honroso cargo sem a pretensão de ser melhor, mas firme no propósito de me tornar um vereador servidor, que estará em permanente serviço do povo da cidade”, afirmou Cleiton. Vários parlamentares fizeram o uso da palavra para dar boas-vindas. “Temos nossas causas muito preciosas para cada um. Apresente suas causas e receba meu abraço e meu apoio”, disse Gabriel (sem partido). “Venho saudar e desejar caminhos abertos ao Cleiton que chega para trazer as pautas que atua”, afirmou Bella Gonçalves (Psol). “Espero que faça o seu trabalho com excelência”, desejou Rubão (PP). “Parabéns, Cleiton. Mais um negro e periférico vereador da Câmara de BH”, destacou Gilson Guimarães (Rede).

Entre os temas de interesse do novo vereador está a inserção de crianças e adolescentes no esporte como forma de prevenção à criminalidade. Membro da Associação dos Atletas de Cristo, Cleiton também preside o Conievi - Conselho Brasileiro de Igrejas Evangélicas Independentes e é pastor auxiliar na Igreja Batista Getsêmani em Belo Horizonte.

Apreciação conjunta

Durante a reunião desta sexta-feira, os vereadores aprovaram, com apenas cinco votos contrários, o Requerimento 146/2022, de autoria do vereador Irlan Melo. No documento, Irlan pede que seja apreciado de forma conjunta pelas Comissões de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor; Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana; e Orçamento e Finanças Públicas o PL 41/2021, que institui a Lei Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Mobilidade Reduzida.

De autoria do próprio vereador, o texto tem como intuito inovar e consolidar as normas atuais sobre o tema, consolidando legislação municipal existente e incorporando o conteúdo de 66 leis municipais em vigor, o que representa toda a legislação que trata de direitos das pessoas com deficiência no Município, com exceção das leis que definem datas comemorativas de grupos de pessoas com deficiência. O projeto tramita em 2º turno e recebeu 89 emendas, entre elas um substitutivo também de autoria de Irlan.

Vice-lideranças de governo

O vereador Wanderley Porto (Patri) anunciou que ele e Wesley (PP) estão ocupando a 1ª e a 2ª vice-lideranças de governo, respectivamente. Segundo Wanderley, o objetivo é aprofundar ainda mais o diálogo com o Executivo. “O que nos motivou a aceitar esse convite foi a mudança de postura da Prefeitura. Desde quando o prefeito Fuad Noman (PSD) assumiu, há respeito e diálogo”, disse o novo vice-líder ao contar que, segundo Fuad, todos os vereadores serão recebidos na Prefeitura. “A realidade mudou. Juntos com Wesley e Bruno (líder do governo), estamos à disposição”, finalizou Wanderley.

Superintendência de Comunicação Institucional

51ª Reunião Ordinária - Plenário