TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Ampliação de horários de ônibus que atende ao Aglomerado da Serra foi solicitada

Vereadores também demandaram informações sobre Minha Casa, Minha Vida

quinta-feira, 4 Novembro, 2021 - 11:30
Vereadores Wesley, que preside a Comissão, Bráulio Lara, Gilson Guimarães, Henrique Braga e Rogério Alkimim, em reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quinta-feira (4/11)

Abraão Bruck / CMBH

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou, na reunião desta quinta-feira (4/11), pedidos de informação sobre possibilidade de alteração de quadro de horários de linha de ônibus que atende à Vila Nossa Senhora de Fátima, no Aglomerado da Serra, a pedido da comunidade local. Os vereadores também decidiram solicitar esclarecimentos sobre a atuação do Conselho Municipal de Habitação e sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, a viabilidade de alteração do trânsito, com implantação de mão única na Rua Doutor Délio Tavares, na Vila Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Serra, também foi objeto de requerimento. Confira aqui o resultado completo da reunião. 

Na reunião, os vereadores aprovaram pedido de informação de Gilson Guimarães (Rede) à BHTrans, com encaminhamento de estudo técnico para alteração de quadro de horários da linha de transporte público 9415, que atende a Vila Nossa Senhora de Fátima, no Aglomerado da Serra.

Atualmente, a referida linha tem em seu quadro de horários de dias úteis a primeira viagem com início às 4h e a última, às 23h40. Aos sábados, a primeira viagem se inicia às 4h20, encerrando-se a última às 22h15. Já aos domingos, as viagens se iniciam às 5h20, finalizando-se às 22h05. Segundo o requerente, o atual quadro de horários vem dificultando ainda mais o acesso dos moradores da Vila Nossa Senhora de Fátima, usuários dessa linha, ao bairro.

Diante disso, eles reclamam de problemas relativos à locomoção noturna, salientando que, com a liberação da restrição de horários de funcionamento de bares, restaurantes e comércio de alimentos em geral, vários profissionais do ramo ficam descobertos quanto ao transporte público. Desta forma, a solicitação visa à melhoraria da qualidade e da mobilidade da comunidade.

Minha Casa, Minha Vida

De autoria de Fernanda Pereira Altóe (Novo), o colegiado aprovou requerimento solicitando informações ao prefeito Alexandre Kalil e ao diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Cláudio Vinícius Leite Pereira, sobre a atuação do Conselho Municipal de Habitação e sobre o Programa Minha Casa Minha Vida. 

De acordo com procedimento preparatório instruído pelo Ministério Público Federal, foi constatada uma série de demandas dos moradores do Condomínio Hematita, no Bairro Nazaré, sobre a questão. Diante disso, a comissão pedirá à PBH cópia das atas do Conselho Municipal de Habitação, de 2010 em diante; cópia de contratos firmados entre a Urbel e a Caixa Econômica Federal para a execução dos Programa Pré e Pós Morar, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida; e cópia do cadastro/contratos/convênio dos núcleos de moradia no âmbito do Município de Belo Horizonte.

Mão única

A comissão enviará, ainda, outro pedido de informação do mesmo vereador à BHTrans, com estudo técnico sobre a implantação de mão única em toda a extensão da Rua Doutor Délio Tavares, na Vila Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Serra. De acordo com o parlamentar, a realização do estudo é necessária, uma vez que o local encontra-se em risco latente de acidentes e atropelamentos. Por falta de opção de ruas para facilitar o trânsito local, vêm ocorrendo engarrafamentos em vários horários do dia. Por isso, a comunidade já colheu assinaturas para um abaixo-assinado, encaminhado à BHTrans por meio de ofício, solicitando a alteração.

Participaram da reunião os vereadores Wesley (Pros), que preside a comissão, Bráulio Lara (Novo), Gilson Guimarães (Rede), Henrique Braga (PSDB) e Rogério Alkimim (PMN).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

 

Audiência pública para apresentar e mapear levantamento de dados e possíveis soluções para atender às pessoas em situação de rua - 35ª Reunião Ordinária- Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário