SISTEMA VIÁRIO

Parlamentares solicitam que linhas 503 e 504 passem a atender Estação Pampulha

Vereadores também quererem estacionamento de veículos na Rua Izabel Bueno e implantação do Centro Cultural Nordeste 

sexta-feira, 1 Outubro, 2021 - 17:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Um requerimento para que as linhas de ônibus 503 e 504, que passam pela Estação São Gabriel, Aparecida e Santa Rosa, tenham seus itinerários alterados com o intuito de atender também aos usuários da Estação Pampulha foi aprovado, na quinta-feira (30/9), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. A solicitação aguarda uma resposta do Poder Executivo. O colegiado também aprovou requerimento cobrando da Prefeitura informações sobre a implantação de baias para estacionamento na Rua Izabel Bueno, no Bairro Jaraguá, as quais seriam necessárias para atender aos motoristas da região. A comissão também solicita informações sobre projeto de adequação de espaço para implantação do Centro Cultural Nordeste - Usina da Cultura, que consta do Orçamento Participativo 2015/2016. A contratação do referido projeto há muito é aguardada pelo Fórum Cultural da Regional Nordeste, pela Comissão Municipal de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (Comforça) e pelo Conselho Municipal de Cultura. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Itinerário de ônibus

Braulio Lara (Novo), que solicitou a mudança do itinerário das linhas 503 e 504, explica que já existe uma solicitação neste sentido realizada pela Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) que atende aos moradores do Bairro Jaraguá. Além disso, o parlamentar argumenta que a alteração pleiteada proporcionaria mais eficiência e eficácia no transporte dos usuários locais para o restante da cidade. Nesta perspectiva, Braulio Lara questiona se há alguma previsão de implantação de itinerário que venha a atender também a Estação Pampulha. Caso positivo, o parlamentar solicita que seja informada qual solução será implantada e qual o cronograma. Caso ainda não haja previsão, Braulio Lara requer que o Executivo se comprometa a alterar os itinerários conforme a demanda.

Estacionamento no Bairro Jaraguá

Outor pedido do vereador cobra do Executivo informações sobre a implantação de baias para estacionamento na Rua Izabel Bueno, no Bairro Jaraguá, pois, de acordo com Braulio Lara, “a via é estreita e não atende plenamente aos motoristas e aos usuários que transitam no local”. O parlamentar quer saber se há previsão de implementação das baias, de que forma isso ocorrerá e qual o cronograma. Caso não haja projeto para a Rua Izabel Bueno, ele sugere que seja utilizada como exemplo a obra realizada na Av. Professor Mário Werneck, no Bairro Buritis, onde a questão foi resolvida com a utilização parcial do largo passeio para a construção de vagas de estacionamentos, o que resolveu o problema da falta de espaços regulares para os veículos dos usuários do comércio local e gerou mais crescimento para a região.

Centro Cultural Nordeste

Requerimento de Macaé Evaristo (PT) quer que o vice-prefeito, Fuad Noman, responda sobre a elaboração de projeto de adequação de espaço para implantação de Centro Cultural Nordeste - Usina da Cultura, o qual consta do Orçamento Participativo 2015/2016. A parlamentar quer saber se houve a contratação do projeto; qual cronograma para a entrega do mesmo; qual a previsão de início da obra; e a dotação orçamentária para a execução do projeto no orçamento de 2021. 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional