SISTEMA VIÁRIO

Avança proposta de liberar ruas para recreação aos domingos e feriados

Requerimentos aprovados questionam BHTrans sobre número de ciclovias e transporte coletivo no Barreiro

quinta-feira, 21 Outubro, 2021 - 17:00
Crianças em brinquedo inflável gigante na via, ao lado de adultos que conversam livrmente

Foto: Marcelo Martins/PBH

O parecer favorável ao PL 183/2021,  que institui o Programa Rua para Todos, foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quinta-feira (21/10). Ainda durante a reunião, o colegiado aprovou pedido de informações destinado à BHTrans questionando quais linhas de ônibus ligam o Bairro Pilar ao Barreiro e quantos quilômetros de ciclovia já foram implantados no Barreiro. Também recebeu aval da comissão a realização de visita técnica para averiguar danos causados por veículos pesados no Bairro Araguaia e buscar soluções para o problema que aflige moradores da Rua Ibiapaba.

Programa Rua para Todos
A comissão aprovou parecer favorável, em 1º turno,  ao PL 183/2021, de autoria da Professora Marli (PP), que institui o Programa Rua para Todos. A proposta é autorizar o fechamento de algumas ruas para a prática de atividades culturais, esportivas e recreativas aos domingos e feriados, por um período determinado de tempo. Em sua relatoria, Wesley (Pros) defendeu o parecer favorável alegando que, além de proporcionar mais segurança, lazer e cultura para a comunidade, a proposta vai fomentar o desenvolvimento econômico e a convivência social.
O PL já passou pelo crivo das comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, e segue agora para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana antes de ir a Plenário. 

Linhas de ônibus e ciclovia no Barreiro
A pedido de Iza Lourença (Psol), a comissão aprovou pedido de informações, destinado à BHTrans, indagando sobre a linha de ônibus 338 (Estação Barreiro/Pilar). Ao justificar o requerimento, a vereadora explicou que  a linha foi criada para facilitar o acesso a escolas, centro de saúde e estabelecimentos comerciais, mas, de acordo com a comunidade “a circulação da linha vem diminuindo cada vez mais”. O colegiado quer saber quais linhas de ônibus atualmente fazem a integração Pilar-Barreiro, bem como quais seus horários e suas rotas. 
Também a pedido de Iza, os vereadores aprovaram requerimento indagando a BHtrans sobre a oferta de ciclovia no Barreiro. Além de perguntar qual a cobertura, em termos de extensão e trechos, das ciclovias na região, eles querem saber se há previsão de aumento das vias para bicicletas - por meio do Programa Pedala BH ou outro programa e/ou política pública. Em caso afirmativo, eles também querem saber se há algum cronograma de execução ou entrega. 

Inundações no Dona Clara
Também foi aprovado o requerimento de Nikolas Ferreira (PRTB) solicitando ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) e ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, informações sobre as recorrentes inundações no Bairro Dona Clara. Os parlamentares questionam quais as ações práticas da PBH para evitar a ocorrência de enchentes na Avenida Sebastião de Brito, Bairro Dona Clara, em período chuvoso, e se há projeto para conter o escoamento superficial da água e para promover o escoamento subsuperficial. Além de solicitar cópia destes projetos, caso existam, a comissão quer saber se há previsões de obras ou obras em execução com caráter preventivo para o local. 

Visitas técnicas
O requerimento de Irlan Melo (PSD) para realização de visita técnica na Rua Ibiapaba, no Bairro Araguaia, também foi aprovado. O objetivo é verificar a possibilidade de implementação de soluções para mitigar os efeitos danosos que o tráfego de veículos pesados na via supramencionada ocasionam aos moradores. 
Em sua justificativa, Irlan destacou o relato dos moradores denunciando que o trânsito de veículos de grande porte como caminhões, carretas e ônibus ocasionam abalos nas estruturas dos imóveis e trazem prejuízos aos moradores. Eles também alegam que os veículos não respeitam o limite de velocidade permitido, colocando em risco a vida de pedestres e demais motoristas. A visita será realizada  às 11h do dia 5 de novembro, e o  ponto de encontro será em frente ao número 182, da Rua Ibiapaba. Serão convidados para a atividade o presidente da BHTrans e o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, respectivamente, Diogo Prosdocimi e  Walmir Anselmo Mattos.
A pedido da presidente Nely Aquino (Podemos), a comissão aprovou requerimento para realização de visita técnica na Rua João Gualberto dos Santos, 705, no Bairro Céu Azul. O encontro, marcado para o dia 8 de novembro, às 9h30, tem como objetivo verificar a possibilidade de construção de uma calçada entre os números 762 e 832 (lado oposto), com vistas a transferir o ponto de ônibus existente próximo ao n° 705 para este novo local. Além de Diogo Prosdocimi e de Josué Valadão, serão convidados o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho, o coordenador de Administração Regional Municipal Venda Nova, Humberto Pereira, e o representante da Comissão Regional de Transporte e Trânsito de Venda Nova. 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional 

 

Audiência pública para debater as forças de segurança ao atenderem as pessoas em situação de rua- 33ª Reunião Ordinária: Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário