TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Wesley irá presidir a comissão até o final de 2022; Braulio Lara será vice

Gilson Guimarães e Rogerio Alkimim serão, respectivamente, membros efetivo e suplente da Comissão de Participação Popular

quinta-feira, 4 Fevereiro, 2021 - 18:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Os vereadores Wesley (Pros) e Braulio Lara (Novo) foram eleitos por unanimidade, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário até 31 de dezembro de 2022. A eleição aconteceu durante reunião extraordinária ocorrida nesta quinta-feira (4/2), quando também foi deliberado que as reuniões ordinárias serão realizadas nas quintas-feiras às 13h30, no Plenário Camil Caram. Como representantes na Comissão de Participação Popular foram indicados Gilson Guimarães (Rede), membro efetivo, e Rogerio Alkimim (PMN), membro suplente, até o final de 2022.

De acordo com Wesley, o tema do desenvolvimento econômico será muito discutido pela comissão em decorrência dos prejuízos financeiros que as empresas vêm sofrendo por conta das políticas de enfrentamento à pandemia. Além disso, ele destacou a importância de se pensar soluções para o transporte público, aprimorando os serviços para os clientes do sistema. Questões relativas aos táxis, ao transporte por aplicativo e a outros modais, bem como ao sistema viário da cidade também terão a atenção da comissão, segundo Wesley.

Como presidente da comissão, o parlamentar afirmou que estará sempre aberto ao diálogo e que irá discutir e respeitar os requerimentos para realização de visitas técnicas às comunidades e bairros. Ele também se comprometeu a distribuir de forma democrática as relatorias de proposições.

Braulio Lara afirmou que a comissão deverá enfrentar os desafios concernentes ao desenvolvimento econômico, ao transporte e ao sistema viário e defendeu que o colegiado seja um importante espaço de discussão sobre a necessária redução do tempo gasto em deslocamentos no transporte.

Henrique Braga (PSDB) elogiou a substituição de Célio Bouzada por Diogo Prosdocimi na presidência da BHTrans. O novo presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte já foi subsecretário de Transportes e Mobilidade do Governo do Estado de Minas Gerais (2011-2014 e 2019), tendo atuado na regulação e gestão de contratos de ônibus e taxi da Região Metropolitana de Belo Horizonte e na implantação dos terminais metropolitanos de integração com o BRT, entre outros projetos.

Competências

Ao presidente de comissão compete, além de outras atribuições, definir as proposições que comporão a pauta de votações e representar a comissão interna e externamente, de tudo prestando informações aos demais membros na primeira reunião seguinte. De acordo com o § 1º do artigo 66 do Regimento Interno, “no que diz respeito à direção das reuniões, o presidente de comissão tem, no que couber, as mesmas prerrogativas previstas para o presidente da Câmara”.

É competência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário tratar de assuntos relativos ao planejamento do desenvolvimento da cidade; às obras públicas; à política habitacional; ao sistema viário, à mobilidade urbana, ao trânsito e ao transporte público (coletivo e individual).

Participação Popular

A Comissão Permanente de Participação Popular é composta por um representante da Mesa Diretora e um representante de cada uma das comissões permanentes da Câmara Municipal, o que inclui, portanto, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário.

Compete à Comissão Permanente de Participação Popular o recebimento e a análise de sugestões de proposições apresentadas por entidade associativa da sociedade civil, partido político sem representação na CMBH ou oriunda de projeto de educação para a cidadania promovido pela Escola do Legislativo da Câmara. De acordo com a decisão dos membros da Comissão de Participação Popular, as sugestões podem vir a ser transformadas em projetos de leis, emendas, requerimentos, entre outras proposições.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário