NOVA LEGISLATURA

Vereadores, prefeito e vice tomam posse para mandato 2021/2024

Parlamentares eleitos fizeram o juramento e assinaram o termo de posse; Alexandre Kalil e Fuad Noman assumiram os cargos remotamente

sexta-feira, 1 Janeiro, 2021 - 17:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Nesta sexta-feira (1º/1) foi aberta a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em solenidade realizada no Plenário Amynthas de Barros, com acesso restrito em função das medidas contra o coronavírus, tomaram posse os 41 vereadores eleitos para o exercício 2021-2024. Na mesma reunião também foram empossados, de forma remota, o prefeito reeleito Alexandre Kalil (PSD) e o vice Fuad Noman (PSD). Em seu pronunciamento oficial, o chefe do Executivo destacou a pluralidade que caracteriza a cidade, “de LGBTs, de cristãos, de evangélicos, de negros, de brancos”, e falou também da relação harmoniosa com o Legislativo, que deverá continuar.  

Última presidente da Casa reeleita vereadora, Nely Aquino (Pode) conduziu a solenidade, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara de BH. Para auxiliar os trabalhos, ela contou com o apoio do vereador Gabriel (Patri), reeleito, e da vereadora estreante Fernanda Pereira Altoé (Novo).  Composta a mesa, todos foram convidados a fazer um minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid-19.

Seguindo a previsão regimental, a parlamentar mais bem votada na última eleição, Professora Duda Salabert (PDT), com 37.613 votos, ocupou a tribuna para a leitura do juramento de posse, pelo qual os vereadores se comprometem a “manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, e a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo belo-horizontino e exercer o mandato sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra”.

Em seguida, os parlamentares eleitos, já diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram chamados um a um, em ordem alfabética, para confirmar individualmente o compromisso – “assim o prometo” – e assinar o termo de posse, assumindo formalmente seus mandatos. 

Uma vez constituído em sua 19ª Legislatura, o Poder Legislativo Municipal deu posse por videoconferência ao prefeito reeleito Alexandre Kalil e ao vice Fuad Noman, que fizeram a leitura do mesmo juramento. Após o rito protocolar, Kalil realizou um breve pronunciamento como prefeito reeleito de BH.

Em sua fala, o chefe do Executivo destacou o bom relacionamento com os vereadores durante sua primeira gestão, mesmo que tenha havido divergências, e falou da inter-relação entre os poderes: “Passamos os últimos quatro anos sem grandes embates. Não gosto de mentiras e a verdade continuará. O sucesso de vocês é o sucesso do Executivo. Se vocês fracassarem o Executivo fracassa. Deus os abençoe”.

Superintendência de Comunicação Institucional

Posse 2021 – Solenidade