VISITE A CÂMARA

Alunos do Colégio Loyola visitam a Câmara.

Alunos do Colégio Loyola visitam a CâmaraA Câmara Municipal de Belo Horizonte - CMBH - abre suas portas para aproximar escolas de Belo Horizonte do Legislativo Municipal. No dia 16 de junho, às 9 horas, alunos de 6ª e 7ª séries anos do Colégio Loyola visitaram a Câmara Municipal.

Alunos do Colégio Loyola visitam a CâmaraA Câmara Municipal de Belo Horizonte - CMBH - abre suas portas para aproximar escolas de Belo Horizonte do Legislativo Municipal. No dia 16 de junho, às 9 horas, alunos de 6ª e 7ª séries anos do Colégio Loyola visitaram a Câmara Municipal.

Durante a visita, que faz parte do Projeto “A Escola vem à Câmara”, o servidor Sulavan Fornazier de Santana, da Escola do Legislativo - ESCLEG -, ministrou a palestra “O Estado Moderno e o Poder Legislativo”, no Plenário Paulo Portugal.

O objetivo da palestra foi apresentar aos estudantes o papel da Câmara Municipal e as práticas parlamentares, promovendo a cidadania e despertando-os para a importância de sua participação na vida política da cidade. Após a palestra, os estudantes fizeram uma visita aos gabinetes e setores do Legislativo de Belo Horizonte. 

Como surgiu o programa
 

Sulavan Fornazier, coordenador do projeto, explicou que “A Escola vem à Câmara” é uma extensão do Projeto "Cidadania e Paz", do Cerimonial da CMBH, que está sendo transferido para a Escola do Legislativo. No programa, os estudantes conhecem as funções e atividades realizadas pelos vereadores e os trabalhos desenvolvidos na Câmara. 

“Vamos assumir o projeto ‘Cidadania e Paz’, com o nome ‘A Escola vêm à Câmara’, imprimindo-lhe um caráter e um conteúdo mais pedagógicos. Começamos o projeto este ano, mas já atendemos várias escolas. O Cerimonial ainda está responsável por algumas visitas, pois a Escola do Legislativo está formulando um material adequado, incluindo uma cartilha, para atender os pré-requisitos pedagógicos”, explicou Sulavan.

Resultado nas escolas

O professor de Ensino Religioso do Colégio Loyola, Eduardo Monteiro, reafirmou a importância de jovens e adolescentes conhecerem o papel legislativo e suas práticas. “Temos no Colégio um projeto de formação de lideranças, que existe desde o ano passado, e acreditamos que para se formar líderes,  devemos conhecer como funciona nossas lideranças parlamentares. No ano passado os meninos visitaram a Assembleia Legislativa e, este ano, viemos à CMBH”, informou Eduardo.

Outros projetos sobre educação cidadã

Projetos como o “Câmara Mirim” já são de responsabilidade da ESCLEG. Assim como o “A Escola vem à Câmara”, ele visa a aproximar estudantes e Legislativo Municipal de Belo Horizonte. O diferencial do “Câmara Mirim” é que ele possibilita aos alunos da rede pública que se posicionem como verdadeiros vereadores, simulem audiências públicas e, ainda, proponham projetos.