TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão recebe informação sobre auxílio a pessoas com deficiência em estações de ônibus

PBH informa que, apesar de haver agentes com tal função, é possível que nem sempre haja equipe disponível para prestar o auxílio

quinta-feira, 20 Agosto, 2020 - 17:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

O serviço de auxílio à pessoa com deficiência nas estações de ônibus é fundamental para a garantia da acessibilidade, bem como é uma importante medida a assegurar maior segurança a esse público. No entanto, denúncias relatam a ausência dos agentes da BHTrans que prestam o serviço nas estações e, diante disso, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário cobrou da Prefeitura informações sobre tal tema. Nesta quinta-feira (20/8), o Colegiado recebeu do Executivo esclarecimentos sobre a situação. Na mesma data, os vereadores também receberam esclarecimento sobre a procrastinação dos registros para que a Rua E, no Bairro Jatobá IV, receba o nome de Rua Padre Antônio do Prado, conforme Lei 10.668 de 21 de outubro de 2013.

A BHTrans esclareceu que o serviço de auxílio às pessoas com deficiência (PCDs) está em vigor em todas as estações de integração do Move nos horários compreendidos entre 6h45 e 22h30. O atendimento, segundo a Prefeitura, é feito pelo agente escalado para trabalhar nas estações desempenhando as atividades próprias do local, e essa é uma das atividades considerada prioritária. No entanto, o Executivo explica que o agente não tem como função exclusiva o auxílio às PCDs e reconhece que, apesar das instruções para a realização dos atendimentos, é possível que, em algum momento, não haja equipe disponível para a prestação do auxílio. Ainda de acordo com a PBH, os agentes estão orientados a fazerem o atendimento conforme a sugestão do Movimento Unificado dos Deficientes Visuais (Mudevi), utilizando-se dos equipamentos fornecidos pela BHTrans, tal como máscara, luvas, álcool em gel e escudo facial para preservar a todos pelo contágio pelo coronavírus.

Bairro Jatobá IV

Acerca da instalação de placas de denominação para o logradouro Rua Padre Antônio do Prado, no Bairro Conjunto Jatobá, Regional Barreiro, popularmente conhecida como Rua E, a Prefeitura informou que tal demanda foi registrada para atendimento.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

20ª Reunião Ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário