CIDADANIA NO ISOLAMENTO

Edição 2020 do Parlamento Jovem de Minas é 100% online

Projeto se adaptou ao contexto da pandemia e atividades são realizadas por rede social e aplicativo de mensagens 

quarta-feira, 3 Junho, 2020 - 19:45

Em tempos de pandemia, em que as pessoas devem sair de casa o mínimo possível para diminuir o risco de contágio e transmissão da Covid-19, plataformas online e aplicativos tornaram-se ferramentas essenciais. Jovens de todo país estão se deparando com a necessidade de estudar em casa, e com os participantes do Parlamento Jovem de Minas não é diferente. O projeto, conduzido em sua etapa municipal pela Seção de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo da Câmara de BH, se adaptou à quarentena e está sendo realizado 100% online, sem atividades presenciais, por meio de lives no Instagram e de grupos no WhatsApp. Neste ano, o tema em debate é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

O chefe da Seção de Formação de Cidadania, Milton Alves Ferreira, explica que foram feitas mudanças no formato para a realização do projeto à distância. O conteúdo que era dado presencialmente passou a ser veiculado por meio de lives no Instagram. Também o WhatsApp é usado para compartilhar materiais e para delegar atividades aos estudantes, como questionário, gincana ou avaliação diagnóstica. 
 
As lives acontecem todas às quintas-feiras, às 16h, pelo Instagram do PJ Metropolitano (@pjmetropolitano1), com a participação de especialistas no tema. Até o momento, os estudantes participaram de duas lives: uma com a especialista em Saúde Pública e pesquisadora CNPq/UFMG, Izabel Chiodi; e outra sobre Política, Ética e Cidadania, com o servidor da Escola do Legislativo Marcelo Sebastião, que é instrutor do projeto Visite a Câmara. Nesta quinta (4/6) será a vez de discutir Políticas Públicas, com a cientista social e professora da PUC Minas, Ângela Siman. Até o fim do ano serão nove encontros virtuais; no último haverá uma plenária para aprovar as propostas.
 
"Em discussão com a equipe e pegando exemplo de outras casas legislativas, nós decidimos fazer o projeto online. Todo o processo de discussão é feito pela rede social. Tivemos o cuidado na escolha de uma rede social que não consome pacote de dados, para justamente viabilizar uma participação maior dos estudantes sem esbarrar naquele limite de acessibilidade de internet”, esclareceu Milton. 
 
Nesta edição, participam 19 estudantes da rede pública, sendo 17 adolescentes trabalhadores da Câmara de BH e da Assembleia Legislativa de Minas. O jovem Wendel Teles Rodrigues, de 16 anos, é um dos particpantes. Para ele, a realização do projeto de forma online está sendo bem tranquila: “não estou tendo nenhuma dificuldade; as lives que acontecem no Instagram são bem legais de ver e acompanhar, respondem todas as nossa dúvidas”, destacou.
 
Funcionamento regular 

 
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política em âmbito estadual destinado a estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. Oferece aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Realizado desde 2004, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto aborda a cada ano um tema de relevância social e do interesse dos jovens, a ser trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Ao final, são apresentadas sugestões que podem vir a ser acolhidas pelas comissões municipal e estadual de Participação Popular e apresentadas na forma de projetos de lei e outras proposições.regular
 
O projeto é dividido em três etapas: municipal, regional e estadual. Na etapa municipal acontecem atividades de formação por meio de oficinas, debates, palestras com especialistas, visitas à Câmara e instituições ligadas ao tema em discussão; elaboração das sugestões para serem entregues ao poder público, referentes ao tema trabalhado durante o ano. Ao final dessa etapa, os jovens se reúnem em sessão plenária para discutir e votar as propostas do município e selecionar as que comporão o documento-base da etapa regional.
 
Na etapa regional, as câmaras são vinculadas em pequenos pólos. A Câmara Municipal de Belo Horizonte é o pólo metropolitano,  que inclui BH, Juatuba, Felixlândia, Matozinhos e Ribeirão das Neves. Nesta etapa, mais uma sessão plenária é realizada com as propostas que foram aprovadas nas câmaras do pólo. Algumas dessas propostas são priorizadas e encaminhadas para a  etapa estadual, que acontece na Assembleia, e votadas pelos estudantes do estado inteiro.
 
Temas que já foram abordados no PJ Minas:
 
2004: Cotas para Minorias/Ações Preventivas contra o Uso de Drogas
2005: Redução da Maioridade Penal
2006: Ética na Vida Pública e Cidadania
2007: Educação: Inclusão e Qualidade
2008: O Jovem e a Violência: provocador ou vítima?
2009: Transporte Urbano
2010: Resíduos Sólidos e Meio Ambiente
2011: Drogas: como prevenir?
2012: Educação Cidadã
2013: Cidades Sustentáveis: desafio para as novas gerações
2014: Envelhecimento e Qualidade de Vida
2015: Segurança Pública e Direitos Humanos
2016: Mobilidade Urbana
2017: Educação Política nas Escolas
2018: Violência contra a Mulher
2019: Discriminação Étnico-racial
 
Superintendência de Comunicação Institucional