BAIRRO PLANALTO

Comissão cobrará da PBH projeto para construção de rotatória e pavimentação

Além do asfaltamento de parte da Rua Araújo Lima, foi solicitado ainda o recapeamento da via até a R. Benjamin Guimarães 

terça-feira, 10 Dezembro, 2019 - 14:15

Foto: Divulgação / CMBH

A construção de uma rotatória na Rua Araújo Lima, próxima à Avenida Cristiano Machado, no Bairro Planalto, Região Norte da capital, foi uma das solicitações apresentadas pela comunidade à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em visita técnica, nesta terça-feira (10/12). Os moradores reivindicaram, ainda, o recapeamento da Rua Araújo Lima até a Rua Benjamin Guimarães e o asfaltamento da mesma, no trecho compreendido entre as Ruas Barão de Jacuí e Lélio Gama. Os pedidos serão encaminhados pela Comissão à Regional Norte e à Sudecap.

Segundo Celson Antônio Coelho, morador, croqui da Regional Norte revela a existência de uma rotatória, mesmo sem esta ter sido construída. A solicitação de construção, encaminhada à Prefeitura há cerca de nove anos, foi negada à época, devido à falta de rede de esgoto e drenagem na via, ambos atualmente já executados. Reforçando a demanda, ele destacou que, na parte baixa do terreno, no cruzamento entre as Ruas Araújo Lima e Barão de Jacuí, encontra-se em fase final de construção um prédio de 40 unidades, que ampliará o número de pessoas e veículos que transitam no local.

Uso da via

Na oportunidade, os moradores também reclamaram do acúmulo de entulho e lixo na via, bem como do surgimento de animais peçonhentos e do local estar sendo frequentado por usuários de drogas. Eles falaram, ainda, que uma passarela, no final da Rua Araújo Lima, próxima à Avenida Cristiano Machado, não está sendo utilizada pela comunidade, devido à falta de asfaltamento da rua. Argumentou-se, por fim, que a obra pode desafogar o trânsito da Avenida Cristiano Machado, situada a 300 metros da referida via.

De acordo com o assessor da presidência da BHTrans, João Flávio Resende, as obras são de responsabilidade da Regional Norte e da Sudecap, ressaltando a complexidade destas, considerando a necessidade de nivelamento do piso da Rua Araújo Lima.

Encaminhamentos

Segundo o vereador Jair Di Gregório (PP), que requereu a visita, a Comissão encaminhará à Regional Norte solicitação do projeto de construção da rotatória; e à Sudecap, pedido de asfaltamento da Rua Araújo Lima, entre as Ruas Barão de Jacuí e Lélio Gama, e de recapeamento da Rua Barão de Jacuí até a Rua Benjamin Guimarães. As solicitações serão reforçadas junto à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar a possibilidade de implantar uma rotatória no Bairro Planalto - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário