JARDIM LEBLON

Moradores querem mais segurança na principal via do bairro

BHTrans se comprometeu a acionar Sudecap para recompor redutor de velocidade e sinalização

terça-feira, 1 Outubro, 2019 - 18:45

Foto: Alexandre Aparecido

Moradores do Bairro Jardim Leblon, na Região de Venda Nova, reclamam da falta de sinalização adequada e de revitalização de um redutor de velocidade na Rua Cônego Trindade, a principal via local, com mão dupla e cinco linhas de ônibus urbano circulando. Vários acidentes de trânsito foram registrados recentemente ao longo da via.  Para verificar a situação, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário visitou o local nesta terça-feira (1º/10), por solicitação da presidente da Câmara de BH, vereadora Nely Aquino (PRTB).

O engenheiro Farid Sales de Carvalho, da Regional Venda Nova, informou que a Rua Cônego Trindade foi recapeada há mais ou menos cinco meses e não foi feita a recomposição do redutor de velocidade. “Talvez um equívoco da Sudecap, provavelmente por conflitos contratuais”, justificou. 

A sinalização horizontal, que é de responsabilidade da BHTrans, é feita após a conclusão total do recapeamento, com a devida recomposição do quebra-molas. Segundo a analista de transporte e trânsito da BHTrans, Maria das Graças  Silveira, o projeto de sinalização já está pronto aguardando a decisão de implantação. Ela informou que ainda em outubro será instalado um semáforo no cruzamento da Ruas Cônego Trindade e São João Batista do Glória, também uma reivindicação dos moradores para garantir mais  segurança aos  alunos de uma UMEI que funciona nas proximidades.

O gerente da BHTrans, Rodrigo Sandro, garantiu que o redutor vai ser recomposto e a sinalização horizontal será refeita. “Aqui é um ponto prioritário, especialmente no que diz respeito à segurança. Se você recompuser o redutor e não sinalizar a via, cria outros tipos de riscos de acidentes”.  Segundo ele, as ações não foram bem coordenadas entre os dois órgãos da Prefeitura. “Mas vamos procurar a Sudecap e resolver o problema”, concluiu.

Nely Aquino disse que vai procurar a Prefeitura e reivindicar que a sinalização da Rua Cônego Trindade seja feita no mesmo período da implantação do semáforo. Os moradores também solicitaram uma atenção para os problemas enfrentados pelo posto de saúde que funciona na região (Posto de Saúde Piratininga). A presidente se comprometeu em encaminhar a solicitação às comissões permanentes da Câmara de BH para que seja aprovada uma visita técnica ao posto de saúde, que funciona na Rua Cônego Trindade.

Superintendência de Comunicação Institucional