SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Esquina entre ruas Maria Beatriz e Úrsula Paulino gera risco a motoristas e pedestres

Há necessidade de implantação de semáforo veicular e de pedestre, gradis, faixa de retenção de veículos e faixa de travessia

sexta-feira, 30 Agosto, 2019 - 17:30
ônibus tem dificuldade de fazer conversão em via de mão dupla em razão da presença de veículos no sentido contrário. Fila de carros se forma para aguardar a manobra do ônibus

Foto: Karoline Barreto / CMBH

As condições de segurança do trânsito na interseção das ruas Maria Beatriz e Úrsula Paulino, no Bairro Betânia, foram vistoriadas nesta sexta-feira (30/8) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, por requerimento do vereador Irlan Melo (PL). O parlamentar solicitou à BHTrans a implantação de sinalização horizontal e vertical e explicou que essa é uma demanda da comunidade local e dos demais que fazem uso da via. Durante a visita técnica foi possível perceber os riscos a que estão expostos os pedestres quando tentam atravessar a rua, bem como a dificuldade que os ônibus que vêm da Rua Úrsula Paulino enfrentam para acessar a Rua Maria Beatriz, em decorrência da ausência de uma faixa de retenção de veículos nesta última via.

Como a faixa de retenção de veículos da Rua Maria Beatriz não está mais visível, os carros acabam por aguardar a abertura do semáforo veicular em local impróprio, visita_tecnica_rua_maria_beatriz_comissao_desenvolvimento_economico_ Foto: Karoline Barreto/ CMBHdificultando a conversão de veículos de grande porte que vêm da Rua Úrsula Paulino, como os ônibus do sistema de transporte público coletivo. Além disso, o constante fluxo de veículos associado à falta de semáforo para pedestres e de faixa para travessia coloca os transeuntes em constante risco. A atual temporização dos semáforos também dificulta a travessia segura dos pedestres, uma vez que, a todo momento, algum dos semáforos veiculares que controla o trânsito no local está aberto, garantindo o fluxo ininterrupto de veículos em ao menos um dos sentidos da Rua Maria Beatriz.

O gerente da BHTrans para as Regionais Barreiro e Oeste, Anderson Leal, explicou que é necessária a implantação de gradil nas duas calçadas da Rua Maria Beatriz, de maneira a impedir que os pedestres atravessem em local inseguro. Além disso, é necessária a implantação de semáforos veicular e para pedestres na mesma via, bem como a revitalização da sinalização horizontal: faixa de pedestres e faixa de retenção de veículos. O gerente da BHTrans afirmou, ainda, que a execução das intervenções demanda a alocação de recursos financeiros ainda não previstos.

Além de requerer a adoção de medidas que assegurem a qualidade e segurança do trânsito, o vereador Irlan Melo solicitou à BHTrans o recapeamento da Rua Úrsula Paulino nas proximidades com a Rua Maria Beatriz, bem como requereu do Executivo a revitalização do canteiro central.

De acordo com Irlan Melo, uma vez que a BHTrans foi ao local e já está ciente da necessidade de intervenções, será encaminhado requerimento ao Gabinete do prefeito Alexandre Kalil (PHS) solicitando a execução das medidas. Melo afirmou que a adoção das ações necessárias para garantir a segurança de pedestres e motoristas na conjunção das ruas Maria Beatriz e Úrsula Paulino é uma das prioridades de seu mandato e, portanto, continuará trabalhando para que o Executivo atenda às demandas de moradores e demais pessoas que passam pelo local.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para avaliar as possíveis melhorias no trânsito na interseção da Rua Maria Beatriz com Rua Úrsula Paulino, no Bairro Betânia- Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário