BAIRRO OURO PRETO

Comunidade pede intervenções diante do aumento de acidentes em cruzamento

Trânsito intenso e proximidade de escolas aumentam os riscos. BHTrans estuda solução

terça-feira, 23 Julho, 2019 - 20:00

Foto: Héldner Costa / CMBH

Lojistas e moradores do Bairro Ouro Preto, na Região da Pampulha, pedem providências ao poder público para evitar o crescente índice de acidentes que ocorrem no cruzamento das Ruas Manoel Elias de Aguiar e Professor Dionísio Murta, ambas com mão dupla. O local é de trânsito intenso, com circulação de ônibus urbano, sinalização insuficiente e vários movimentos de conversão. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou visita técnica ao local, nesta terça-feira (23/07), por solicitação do vereador Jorge Santos (PRB), para uma avaliação da situação junto com representantes da BHTrans.

O assessor da presidência da BHTrans, Marcos Vinício, considerou que o adensamento populacional do bairro é crescente e próximo ao local em questão já foram realizadas várias intervenções, inclusive duas rotatórias. Ele informou que já existem estudos para a região que podem ser aproveitados. Entre as soluções possíveis, destacou alterar o fluxo da Rua Professor Dionísio Murta para mão única, o que depende de consulta à comunidade e também da instalação de semáforo, condicionada ao levantamento do fluxo de veículos e do índice de acidentes no local. “O semáforo é a solução mais cara”, ressaltou.

O analista de transporte e trânsito da BHTrans, Alisson Serravite,  ficou de fazer um levantamento dos projetos e estudos  existentes para a região e verificar o que pode ser aproveitado visando agilizar uma solução para o problema.

A lojista Janaina Veiga  disse que quase que diariamente acontecem acidentes no local. “ O movimento  de veículos é intenso. Nos horários de pico e de entrada e saída de escolas  a situação se agrava”. Próximas ao cruzamento funcionam uma faculdade, duas escolas particulares e uma Emei.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica - Avaliar possíveis mudanças no trânsito da Rua Manoel Elias de Aguiar, próximo ao número 98, Bairro Ouro Preto - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário