RETRATO

Acervo da galeria de ex-presidentes ganha quadro de Léo Burguês de Castro

Ele foi o primeiro vereador de BH a exercer dois mandatos consecutivos como presidente (2011-2012 e 2013-2014)

quarta-feira, 31 Julho, 2019 - 19:15

Foto: Willian Delfino/CMBH

A foto do atual líder de governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Léo Burguês de Castro (PSL), integra agora o acervo de quadros de ex-presidentes da Casa expostos no Salão Nobre. A cerimônia de inauguração do quadro, pintado pelo artista plástico M. Bottaro, aconteceu na terça-feira (30/7), contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do vice-prefeito, ex-vereador  Paulo Lamac, da presidente da Câmara de BH, Nely Aquino (PRTB), vereadores, autoridades do Executivo, funcionários e ex-colaboradores da Câmara, familiares e amigos de Burguês. O evento foi na mesmo data em que o vereador completou 50 anos.

Eleito em 2016 para o quarto mandato como vereador, o atual líder do governo esteve na presidência da Câmara nos biênios 2011-2012 e 2013-2014. Num discurso emocionado e, ao mesmo tempo, descontraído, o ex-presidente saudou os presentes e disse estar muito orgulhoso de ter tantos amigos para dividir um momento importante para ele. “Realmente os melhores tesouros da vida são os amigos e a família”, frisou.

Léo Burguês fez um breve relato das principais realizações de suas gestões como presidente, destacando a implantação do voto aberto na Casa, que permitiu mais transparência dos trabalhos e ampliou a sintonia com a população da capital mineira. Ele lembrou que as realizações só aconteceram pela qualidade da equipe que o assessorava. “Eu poderia estar aqui me alongando das tantas realizações que foram feitas. Mas tudo que fiz foi porque tive vocês ao meu lado e também porque o povo de Belo Horizonte é um povo crítico, que cobra, que quer resultados. E nós, como homens públicos, temos obrigação de proporcionar resultados”.

Burguês lembrou que está na vida pública há mais de 20 anos e atualmente o momento é de grande evolução política, traduzida por “manifestações que nos mandam recados”. “E estes recados que as ruas nos mandam falam de honestidade, igualdade e transparência – que são valores que aprendi com minha família”, ressaltou o vereador.

Léo Burguês encerrou o pronunciamento dizendo que ajudou a cidade de muitas maneiras, nas áreas da saúde, educação e lazer, mas que ainda há muito o que fazer por Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional

Inauguração retrato do Vereador Léo Burgues na galeria de ex presidentes CMBH