OBRAS NO JD. FILADÉLFIA

Comissão cobra da Prefeitura reconstrução de muro de contenção em via do bairro

O muro vem desmoronando gradativamente, mas a PBH garantiu que a obra será executada ainda neste ano

quarta-feira, 24 Abril, 2019 - 13:45
Vereador Carlos Henrique e representantes da Regional Noroeste, Sudecap, BHTrans e moradores, em visita técnica à Rua Flor de Uva, Bairro Jardim Filadélfia

Foto: Divulgação/CMBH

Devido a riscos provocados pela existência de um muro de contenção construído fora do alinhamento, entre as Rruas Flor de Alecrim e Flor de Uva, no Bairro Jardim Filadélfia, Região Noroeste da capital, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou, nesta quarta-feira (24/4), visita técnica ao local. Segundo os moradores, o muro vem desmoronando gradativamente, expondo pedestres e motoristas a acidentes, inclusive com vítimas fatais. Após solicitação da comissão e da comunidade, a Prefeitura garantiu que a obra será executada ainda neste ano.

 “O muro foi construído de forma desalinhada há cerca de quatro anos, causando inclusive um acidente fatal. A área está tomada pelo mato e, em período chuvoso, a água acaba invadindo a casa das pessoas”, relatou Alexandre Fouco, da Associação de Moradores do Bairro Pindorama.

Segundo o secretário da Regional Noroeste, Saulo Queiroz, a situação já vem sendo acompanhada desde 2017. Para ele, a obra é necessária, pois está comprometido o acesso da população, que fica exposta ao risco de acidentes. Conforme explicou o gestor, a obra já estava prevista desde o ano passado, mas como outras regiões apresentavam riscos ainda maiores de desabamento, estas tiveram prioridade. Contudo, garantiu que a obra será executada no segundo semestre deste ano.  

Queiroz salientou, ainda, que a casa que ladeia o  muro, construída à beira do barranco, encontra-se em situação irregular, expondo ao risco os moradores, lembrando que, com a execução da obra, a garagem da casa será extinta. O engenheiro da gerência de Manutenção da Sudecap, Jamir Nunes Coelho, informou que a situação do muro tem sido acompanhada desde 2017, em visita da Secretaria Municipal de Regulação Urbana ao local.  

Pontos observados

Informando sobre levantamento realizado na Prefeitura nesta terça-feira (23/4) sobre o problema em questão, o vereador Carlos Henrique (PMN), que requereu a visita, verificou  a necessidade de reconstrução do muro de contenção, devido aos riscos causados. Segundo ele, o asfalto terá que ser acertado, para que seja feito o recapeamento do trecho, a fim de garantir segurança dos moradores. “Se um veículo perder o freio ou descer o morro desgovernado, pode invadir residências. A PBH garantiu que a obra já está no plano de execução e será entregue até o segundo semestre deste ano”, reafirmou.

A visita também contou com a presença do técnico de Transporte de Trânsito da BHTrans, Wellington Luís Tomaz.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar as condições de paralisação das obras no bairro Jardim Filadélfia - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário