CONDECORAÇÃO

Grande Colar do Mérito Legislativo presta homenagem a Hélio Garcia

Solenidade teve como patrono o ex-governador Hélio Garcia e como orador oficial o ex-senador Arlindo Porto

quarta-feira, 14 Novembro, 2018 - 22:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Em reconhecimento ao trabalho realizado por profissionais mineiros em prol do bem público, a Câmara de BH homenageou, nesta quarta-feira (14/11), personalidades que foram destaque em sua área de atuação no Município. Na sua 16ª edição, o Grande Colar do Mérito do Legislativo Municipal, maior honraria concedida pelo parlamento da capital, agraciou 44 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da capital prestando serviços de relevância. “Todos eles colaboraram para o engrandecimento da cidade e da população”, afirmou o presidente da Casa, vereador Henrique Braga (PSDB). Segundo ele, “os homenageados simbolizaram nesta noite toda a cidade. Cada um traz o pensamento do vereador que o indicou, e a Câmara de BH tem a felicidade de ecoar o pensamento da cidade e de seu povo”.

A cerimônia teve como patrono o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-governador de Minas Gerais Hélio Carvalho Garcia, que foi representado pelo neto, Lucas Garcia. Durante sua fala, Lucas destacou a visão aberta e criativa do avô que executou obras prioritárias e de relevância para a cidade e o estado, como a canalização do Rio Arrudas e a construção do Túnel da Lagoinha. “Belo Horizonte deu a ele a oportunidade de mostrar que com criatividade é possível fazer um bom trabalho”.

De acordo com Henrique Braga, o patrono escolhido foi um grande político. “Ele era sempre direto em manifestar suas decisões. Esteve envolvido nos momentos mais complexos da vida nacional dos anos 60 aos 90; participou criativamente de cada tempo. A redemocratização do Brasil teve nele um de seus principais construtores. Seus passos foram acertados. Hoje, se nos reunimos em paz e liberdade, também devemos a ele”, ressaltou Henrique Braga.

Orador oficial da solenidade, o ex-senador da República e vice-governador de Minas Gerais à época de Hélio Garcia, Arlindo Porto representou em seu discurso todos os homenageados. Além de orgulho e alegria, o orador ressaltou a responsabilidade de todos os agraciados em dar prosseguimento ao compromisso de servir e estar à disposição da população belo-horizontina e desta Casa. Arlindo também destacou a importante e justa homenagem ao “grande líder” político com quem teve o “privilégio” de trabalhar, “defensor intransigente da democracia”. “Que seu exemplo possa se espalhar na política”.

A solenidade contou também com a participação do deputado federal Lincoln Diniz Portela (PR), representando a Câmara dos Deputados, e de outras autoridades municipais e estaduais.

Grande Colar

Instituído em 2003, em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, o Grande Colar é uma homenagem prestada anualmente àquelas personalidades ou instituições que tenham se destacado na construção de uma cidade, de um estado ou de um país melhor. Os homenageados são indicados pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado pelos membros da Mesa Diretora e pelo corregedor da Câmara de BH.

Confira aqui as fotos da solenidade.

Assista ao vídeo da solenidade na íntegra.

Superintendência Institucional de Comunicação