VISITA TÉCNICA

Esgoto a céu aberto leva transtorno a moradores do Bairro Lajedo

Comunidade também denuncia problemas de falta de infraestrutura no local, que dificultam a mobilidade na região

quinta-feira, 1 Novembro, 2018 - 14:00
Esgoto à céu aberto na Avenida Desembargador Cândido Martins de Oliveira

Foto: Comunicação/CMBH

Denúncias de moradores indicam a persistência de esgoto a céu aberto na Avenida Desembargador Cândido Martins de Oliveira, na altura do n° 46, no Bairro Lajedo (Região Norte de BH). Além disso, eles relatam que a urbanização deficiente dificulta o deslocamento das pessoas. Para verificar a situação, a Comissão de Saúde e Saneamento fará uma visita técnica ao local, na próxima terça-feira (6/11), às 9h. O requerimento da atividade foi apresentado pelo vereador Edmar Branco (Avante). 

Outra vistoria na comunidade, onde vivem cerce de 600 famílias, foi feita pelo Colegiado em maio de 2017. Na ocasião, foi constatado que Avenida Desembargador Cândido Martins de Oliveira, sem asfaltamento, apresentava alto risco de contaminação pela exposição ao esgoto. Convivendo diariamente com o mau cheiro, os moradores capturavam escorpiões na beira do córrego e em suas próprias casas. Segundo eles, em período de chuvas, a situação piorava e o local chegava a ficar intransitável.

À época, relatos também indicaram que o problema contribuía para a desova de veículos roubados e até mesmo corpos, pois não existiria policiamento no local, devido à dificuldade de acesso, impedindo também a entrada de ambulâncias, correios e vários serviços de entrega.  

Na ocasião, a Prefeitura e a Sudecap se comprometeram a desenvolver um projeto de acessibilidade, que seria apresentado para a comunidade em aproximadamente 90 dias. Também foram enviados ofícios para os dois órgãos, além da Copasa, solicitando intervenções emergenciais para possibilitar a implantação de infraestrutura básica aos moradores da avenida. “Até hoje nenhuma medida foi tomada em relação a essa rua, e não existe nenhuma previsão de que algo seja feito no local”, afirmou o vereador Edmar Branco, que solicitou a visita.

Convidados

Foram convidados para participar da visita, entre outros, representantes Coordenadoria de Atendimento Regional Norte, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) além de moradores da comunidade. 

Superintendência de Comunicação Institucional