MÉRITO LEGISLATIVO

Câmara vai homenagear autoridades e personalidades com o Grande Colar

Na 15ª edição do evento, 44 agraciados irão receber a mais importante honraria outorgada pelo Poder Legislativo Municipal

terça-feira, 13 Novembro, 2018 - 14:15

A Câmara Municipal de Belo Horizonte vai entregar, nesta quarta-feira (14/11), o Grande Colar do Mérito do Legislativo Municipal, maior honraria concedida pelo parlamento da capital, a 44 personalidades que se destacaram por excepcional mérito ou pela prestação de serviços notáveis ao município, ao estado ou ao país, em suas respectivas áreas de atuação. Neste ano, o Grande Colar tem como patrono o ex-governador de Minas Gerais, Hélio Garcia, que será representado pelo seu neto, Lucas Garcia, e como orador oficial, o ex-senador da República, Arlindo Porto. A cerimônia terá início às 20h, no Plenário Amynthas de  Barros.

Em sua 15ª edição, o Grande Colar do Mérito Legislativo foi criado em outubro de 2003, substituindo a comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal. Ele é outorgado a pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira que, em decorrência da prestação de serviços notáveis, seja considerada merecedora de reconhecimento especial pelo Poder Legislativo de Belo Horizonte.

Os 44 agraciados foram indicados pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado pelos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A lista de homenageados inclui médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos e políticos de destaque, além de personalidades que tenham colaborado para o engrandecimento da cidade. (Veja a lista completa dos agraciados)

Patrono e orador

Hélio Carvalho Garcia foi um advogado e político brasileiro, ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-governador de Minas Gerais. Nasceu no distrito da cidade de Santo Antônio do Amparo, em 1931, e faleceu em 16 de março de 2016, aos 84 anos. Em sua carreira política, Hélio Garcia, prefeito de Belo Horizonte de 1983 a 1984, foi responsável pela canalização do Rio Arrudas e pela construção do Túnel da Lagoinha, entre outras obras de importância para a cidade. Garcia também esteve à frente do governo de Minas por duas vezes, tendo obtido 85% de aprovação popular.

Já o orador, que representa todos os homenageados, será o ex-senador Arlindo Porto, que foi prefeito da cidade de Patos de Minas, onde nasceu, vice-governador de Minas Gerais e senador na legislatura de 1995 a 2002.

Superintendência de Comunicação Institucional