Bem-estar

Nova lei oficializa a campanha Janeiro Branco no calendário municipal

O mês será dedicado a ações educativas e estratégicas voltadas para a promoção e difusão da saúde emocional e mental

terça-feira, 30 Outubro, 2018 - 14:15

Imagem original: Pixabay

A exemplo do que já ocorre em outras cidades, BH oficioalizou a campanha Janeiro Branco no calendário municipal. A nova lei entrou em vigor na última quarta-feira (24/10), quando foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) pelo prefeito Alexandre Kalil. A partir de agora, a capital mineira vai dedicar o mês a campanhas e ações educativas voltadas para a promoção e difusão da saúde mental.

Originária do Projeto de Lei 288/17, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Henrique Braga (PSDB), a Lei 11.138/18 institui na capital o evento Janeiro Branco. Durante todo o mês, serão promovidas ações educativas tais como palestras, seminários e cursos, em parceria com entidades públicas e civis do município. A campanha terá como símbolo um laço branco, devendo o poder público promover e participar de sua ampla divulgação nas sedes administrativas, nos logradouros e nos monumentos da cidade.

Porque janeiro e porque branco

Segundo Henrique Braga, o mês de janeiro foi escolhido pelo fato de ser um tempo em que as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos. Além disso, muitos passam pela melancolia de fim de ano, sendo esse o momento ideal para começar a cuidar da mente. Já a cor branca possui a simbologia da “fusão de todas as cores”, significando tanto a ausência como a soma de cores e representando o papel em branco, que nos convida a escrever e reescrever a história de nossas vidas. O branco é também referência de paz e espiritualidade.

A campanha Janeiro Branco pretende criar oportunidades para falar abertamente sobre medos, frustrações, desejos, sentimentos, angústias, sonhos e planos. A terapia pode ajudar as pessoas a se sentirem melhores e a aprenderem a lidar com os problemasPsicólogos, psiquiatras e assistentes sociais podem atuar no sentido de restaurar o equilíbrio emocional, melhorar a qualidade de vida e apontar caminhos. 

Superintendência de Comunicação Institucional