ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em visita técnica, comissão aprova estrutura e serviços do Cras Sumaré

Atendimento é focado na inserção social e cidadã, prevendo o acesso a programas assistenciais e a atividades de lazer

quinta-feira, 14 Junho, 2018 - 14:30

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Responsável pela inclusão de famílias e indivíduos nas atividades de prevenção à vulnerabilidade e aos riscos sociais, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sumaré, localizado na Região Noroeste da capital, recebeu a visita técnica da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, na manhã desta quinta-feira (14/6). Requerente da atividade, o vereador Catatau (PHS) elogiou tanto a estrutura como o funcionamento e o trabalho desenvolvido pelos profissionais, e salientou a importância da unidade para promover a integração a inclusão social.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública descentralizada responsável pela organização e oferta de serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O Cras é composto por uma equipe multidisciplinar, dentre eles assistentes sociais e psicólogos, além de apoiadores nas áreas administrativa e operacional que atuam junto às famílias, nas suas mais diversas necessidades, priorizando a inserção social e cidadã dos indivíduos através dos vínculos familiares e sociais.

Referência em assistência

Inaugurado em 2015, o Cras Sumaré assiste a cerca de cinco mil famílias que vivem na Vila Sumaré e nos bairros Aparecida, Ermelinda, Bom Jesus e Nova Esperança. Além de oferecer atividades coletivas como oficinas de convivência, reflexão, cultura, e atividades de esporte e lazer, o equipamento também contribui para facilitar o acesso ao público de maior vulnerabilidade aos atendimentos particularizados que visam à promoção do acesso a benefícios como os programas de assistência de renda, socioassistenciais e de acesso à documentação civil.

Coordenador da unidade, José Flaviano Bezerra de Oliveira conta que a implantação do equipamento na região era uma reivindicação antiga da população local. “Somente em 2017 foram atendidas 955 famílias e nossa expectativa é de esse número possa aumentar, na medida em que a comunidade nos procure para fazer o cadastro e conhecer os serviços oferecidos”, explicou Oliveira.

Moradores elogiam serviços

Usuária do Cras Sumaré, Sirley Fernandes conta que os moradores ainda não têm conhecimento de tudo o que o centro de referência pode oferecer. “Esse equipamento veio trazer uma identidade social para a comunidade que, durante tanto tempo, ficou desprovida de serviços que pudessem atender às nossas demandas”, destacou.

Ao final da visita, o vereador Catatau elogiou a estrutura da unidade e o trabalho desenvolvido pela equipe e reconheceu que os serviços oferecidos pelo Cras Sumaré trazem um benefício enorme para a região, na medida em que buscam fortalecer a função de proteção às famílias, promovendo o acesso aos direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Superintendência de Comunicação Institucional

 

 

Visita técnica para verificar as condições de funcionamento do CRAS Sumaré - Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor