VISITA TÉCNICA

Condições de acessibilidade de estações do metrô passarão por vistoria

Denúncias apontaram inoperância das escadas rolantes e elevadores, durante seminário realizado na Câmara de BH

segunda-feira, 21 Maio, 2018 - 12:45

As condições de acessibilidade das estações do metrô de BH serão verificadas em visita técnica a ser realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quarta-feira (23/5). Requerida pelo vereador Irlan Melo (PR), a visita terá início às 10h, quando serão vistoriadas as estações Vila Oeste, Lagoinha e Central. A atividade poderá ser acompanhada por qualquer cidadão interessado.

Segundo Irlan Melo, a demanda surgiu durante o 1º Seminário para o Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência, realizado no dia 17 de abril. Alguns participantes denunciaram que as estações não possuem uma estrutura adequada para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Como exemplo, foram citados os problemas recorrentes nos elevadores e escadas rolantes das estações, bem como no acesso a seus entornos. Para acompanhar a visita, foi convidada a secretária municipal de Políticas Sociais, Maíra da Cunha Pinho.

Construção coletiva para acessibilidade

Durante o seminário realizado em abril, que contou com a participação da sociedade civil, especialistas e Executivo Municipal, foram apresentados os problemas enfrentados por pessoas com deficientes na cidade e sugestões para a elaboração do Estatuto Municipal de Inclusão. Foi apontado, ainda, que as normas destinadas às pessoas com deficiência encontram-se defasadas, o que dificulta uma execução mais efetiva e gera limitações à inclusão. A proposta é que sejam realizados outros seminários para que a lei seja construída de forma colaborativa com a sociedade.

Superintendência de Comunicação Institucional