MEDALHA FRANCISCO BICALHO

Deputado Federal Patrus Ananias receberá honraria na Câmara Municipal

A homenagem, que reconheceu os relevantes serviços prestados a BH, foi concedida ao parlamentar em 1992

sexta-feira, 16 Março, 2018 - 17:15
Ex-vereador, ex-prefeito, ex-ministro e atual deputado federal pelo PT, Patrus Ananias

Foto: Blog do Patrus

Membro da Câmara de BH entre 1989 e 1992, ex-prefeito de BH e ex-ministro da República, o deputado federal Patrus Ananias receberá na manhã desta segunda-feira (19/3) a Medalha Francisco Bicalho, instituída em 1988 com a finalidade de galardoar ex-vereadores em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município. A honraria foi concedida a Ananias em 1992 pelo Legislativo Municipal, então presidido pelo vereador Sérgio Coutinho; no entanto, o parlamentar receberá o diploma somente agora, 25 anos depois, das mãos do atual presidente da Casa, Henrique Braga (PSDB). O evento será às 10h, no gabinete da Presidência.

Um dos representantes de Minas Gerais na Câmara dos Deputados, eleito no pleito de 2014, Patrus Ananias de Sousa nasceu em Bocaiúva (MG), em 26 de janeiro de 1952. O advogado mineiro ingressou na vida política ainda na faculdade, quando cursava Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, nos anos 1970, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Patrus Ananias é também especialista em Poder Legislativo, mestre em Direito Processual, professor na Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e pesquisador da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na qual ingressou por meio de concurso público em 1982.

Relator da Lei Orgânica

Sua primeira eleição se deu em 1988, quando se tornou vereador em Belo Horizonte pelo PT, exercendo o mandato de 1989 a 1992. Entre outros trabalhos, foi presidente da Comissão de Legislação e Justiça e relator da Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte (Lombh). No ano de 1992, foi eleito prefeito da capital mineira, com o médico e sindicalista Célio de Castro como seu vice, derrotando os ex-prefeitos Maurício Campos - em segundo turno - além de Sérgio Ferrara e do então deputado federal Aécio Neves, que terminaria em terceiro lugar. Governou a cidade até 1996 e, em 2002, elegeu-se deputado federal

Políticas sociais e Orçamento Participativo

Seu mandato como prefeito de Belo Horizonte foi marcado por reformas estruturais na administração municipal, com mudanças na organização da Prefeitura, no planejamento público e no direcionamento das políticas públicas, em que priorizou uma agenda de desenvolvimento social com políticas de combate à pobreza, segurança alimentar, promoção de emprego e renda e investimentos em educação e saúde. Implantou, também, o Orçamento Participativo. Sua administração foi premiada pela Organizção das Nações Unidas (ONU) como modelo de gestão pública.

Em 2004, durante o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde, entre outros programas sociais, foi responsável pela implementação do Bolsa Família, permanecendo no cargo até março de 2010. Em 2014 foi novamente eleito deputado federal e, em janeiro de 2015, foi nomeado ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Dilma Roussef. Patrus foi exonerado do cargo após o impeachment da presidente, quando retornou à Câmara e reassumiu o mandato.

Superintendência de Comunicação Institucional