JANEIRO BRANCO

Campanha pela saúde mental terá palestra e atividades de relaxamento

Início do ano é tempo de repensar; simbolizando paz e espiritualidade, branco remete à possibilidade de escrever a própria história

quinta-feira, 11 Janeiro, 2018 - 13:15

Imagem: Designed by ijeab / Freepik

Situações cotidianas podem afetar nosso equilíbrio mental: pressões no trabalho, conflitos de relacionamento, perdas. Muitas vezes, somos consumidos pela ansiedade e pela depressão. Uma realidade de adoecimento emocional que atinge estatísticas alarmantes no Brasil. Chamando atenção para o problema e as formas de enfrentamento, psicólogos mineiros criaram o Janeiro Branco, um mês de conscientização pela saúde mental. Mobilizada, a Câmara de BH programou atividades de 15 a 31 de janeiro: distribuição de material informativo, palestra, sarau de música clássica, biodança, Tai Chi Chuan e Kundalini Yoga.  Confira a programação completa e clique aqui para se inscrever gratuitamente. 

O planejamento das atividades envolveu esforços da presidência da Casa, Escola do Legislativo, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) e Núcleo de Cidadania. 

Por que janeiro e por que branco

O mês de janeiro foi escolhido pelo fato de as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos a cada ano novo. Além disso, muitos passam pela melancolia de fim de ano, sendo esse o momento ideal para começar a cuidar da mente. Já a cor branca possui a simbologia da “fusão de todas as cores”, significando tanto a ausência como a soma de cores e representando o papel em branco, que nos convida a escrever e reescrever a história de nossas vidas. O branco é também referência de paz e espiritualidade.

Saúde mental e tabu

Quando sentimos alguma limitação na visão, procuramos um oftalmologista, quando temos febre, vamos ao clínico, mas nem sempre a mesma lógica se aplica ao dia a dia na saúde mental. Persiste ainda a ideia de que quando se trata da nossa vida emocional, temos a obrigação de "dar conta sozinhos".

Janeiro Branco faz parte de um contexto de falar abertamente sobre nossos medos, frustrações, desejos, sentimentos, angústias, sonhos e planos. A terapia pode ajudar a nos sentir melhor e a descobrir como lidar com os problemas. Psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais podem atuar no sentido de restaurar o equilíbrio emocional, melhorar a qualidade de vida e apontar caminhos. 

Campanha pioneira

Idealizado por psicólogos mineiros em 2014, o Janeiro Branco chama atenção da sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de preconceito sobre os transtornos emocionais. O site www.janeirobranco.com.br mantém informações sobre a campanha que já ganhou várias cidades pelo país. De acordo com o "movimento", dados de 2017 da Organização Mundial da Saúde revelam que a sociedade brasileira é recordista latino-americana em casos de depressão, campeã mundial em relação à ansiedade e quarta colocada em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul. Também são elevados os índices de violência em domicílios, em escolas e no trânsito, bem como de criminalidade, alcoolismo, drogadição e preconceito, que colocam em risco o equilíbrio mental, emocional, comportamental e relacional dos indivíduos. Porém, de acordo com o psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador da campanha, apesar da necessidade evidente de se colocar o tema em pauta, muito pouco discute-se o assunto.

Para a psicóloga Consuelo Fróes, chefe da Divisão de Assistência, Saúde e Segurança do Trabalho (Divsis), cuidar da saúde emocional é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias para lidar com as diversas situações da vida. “Iniciando o ciclo de um novo ano, o mês de janeiro pode servir como uma lupa, por meio da qual ampliamos nossa visão sobre as condições psíquicas e existenciais em que nos encontramos, comprometendo-nos com a adoção de novos hábitos e atitudes, na busca de maior bem-estar emocional”, concluiu.

Regulamentação

A exemplo do que já ocorre em outras cidades, BH pode oficializar a campanha Janeiro Branco. De autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Henrique Braga (PSDB), o Projeto de Lei 288/17, que tramita em 2º turno na CMBH, institui no município o evento “Janeiro Branco”, dedicado à realização de campanha e ações educativas para a promoção e difusão da saúde mental.

Para o autor da proposta, o projeto tem por objetivo aproveitar esse período do ano, quando as pessoas mudam de hábitos e repensam suas atitudes, para incentivar ações inovadoras e desmistificar a ideia de que a busca por profissionais de psicologia estaria ligada apenas ao tratamento de doenças. 

Superintendência de Comunicação Institucional