SANTA EFIGÊNIA

Sugestões de revisão na rota de ônibus serão encaminhadas à BHTrans

Moradores reclamam do aumento do tempo de percurso da linha 9805 e de congestionamentos após mudanças no itinerário

segunda-feira, 11 Dezembro, 2017 - 15:45
Vereador Jorge Santos e moradores, em visita técnica à Rua Maracanã, no Bairro Santa Efigênia

Karol Barreto / CMBH

Aumento do tempo de percurso da linha de ônibus 9805 (Santa Efigênia/Renascença) e congestionamentos no trânsito, especialmente no trecho compreendido entre as ruas Maracanã e Vista Alegre, foram problemas apontados pelos moradores do Bairro Santa Efigênia, em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta segunda-feira (11/12). Na visita, a comunidade reclamou da mudança de itinerário da linha de ônibus e da alteração da mão das referidas vias. A Comissão encaminhará, ainda nesta semana, à BHTrans, um levantamento  dos problemas apontados, além de propostas de melhorias sugeridas pela população. A atividade foi realizada por requerimento do vereador Jorge Santos (PRB). 

Segundo os moradores, em alguns trechos, além de enfrentar o problema dos congestionamentos, o ônibus tem que passar por vias estreitas, com veículos estacionados, frequentemente, de ambos os lados, o que potencializa atrasos. Outra problema é que na rua Vista Alegre o piso estaria cendo em função do tráfego de veiculos pesasdos e da intensificação do fluxo no local. 

Análise técnica

Conforme explicaram os representantes BHTrans, a alteração das ruas Maracanã e Vista Alegre, de mão dupla para mão única, foi realizada em função do aumento das demandas do bairro e de dados estatísticos de acidentes, especialmente na convergência da Avenida Mem de Sá com Rua Niquelina, onde houve registros de atropelamentos. Contudo, segundo eles, poderão ser feitas, eventualmente, novas mudanças, caso necessário.

Quanto ao fato do piso da Rua Vista Alegre estar cedendo por não comportar o tráfego, o representante da BHTrans esclareceu que a topografia da região dificulta a circulação de ônibus. Ressaltando que a empresa já possui projeto que prevê melhorias para o bairro, o gestor afirmou que todas as questões pontuadas pelos moradores serão avaliadas.

Propostas apresentadas

O sub-secretário de Assuntos Institucionais da prefeitura, Silvinho Rezende, propôs, na visita, que seja feito, pela comunidade, um mapeamento dos problemas apontados, com a apresentação de sugestões, juntamente à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, a ser entregue, formalmente, à BHTrans. Sugeriu-se, ainda, que, posteriormente, seja realizada nova visita técnica ao local.  

De acordo com o vereador Jorge Santos, que requereu a visita, a comunidade, juntamente à Comissão, fará, ainda esta semana, um levantamento dos problemas constatados, a fim de que seja avaliada a possibilidade de reversão da mudança de itinerário da linha de ônibus. O levantamento será encaminhado à BHTrans, que realizará um estudo técnico, a ser submetido, novamente, a análise da Comissão e dos moradores.

Também participaram da visita representantes da Administração Regional Leste, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte e Associação Comunitária Beco da Pedreira.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157690863153415,size=s]