REDAÇÃO LEGISLATIVA

Já disponível em ambiente online, guia ganha versão para impressão

Material poderá servir como fonte de pesquisa para candidatos ao concurso público da CMBH

segunda-feira, 18 Dezembro, 2017 - 19:45

Foto: CC0 Creative Commons

Mostrando como redigir projetos de lei e pareceres, revisar uma ata ou elaborar ofícios, o Guia Prático de Redação, produzido pela Diretoria do Processo Legislativo, acaba de ganhar uma versão em formato PDF para impressão. Disponível no ambiente virtual desde 2010, o guia tem agora a organização linear, que facilitará a consulta de qualquer cidadão interessado, incluindo pesquisadores, servidores de outras casas legislativas e candidatos ao concurso público da Câmara de BH.  

Segundo a chefe da Seção de Redação Legislativa, Letícia Campolina, os redatores consideraram importante sistematizar todas essas informações num único documento, sujeito a atualizações, por meio do qual os usuários pudessem consultar informações sobre as mais diversas etapas da produção legislativa. “O guia versa sobre as atividades realizadas na Câmara, principalmente por redatores ou técnicos legislativos”, apontou.

O guia é uma referência para quem trabalha com os textos próprios do processo legislativo e precisa de uma solução rápida para dúvidas. O material ainda informa como utilizar, de forma adequada, pronomes de tratamento e convenções linguísticas.

O objetivo da versão em PDF é permitir a impressão do Guia Prático de Redação, proporcionando uma consulta mais detalhada dessas informações. A versão linear é igual à versão online, tendo como diferencial somente o tratamento editorial, mais atraente; um sumário de modelos; e uma relação de referências bibliográficas ou de sites da internet, que serviram como base para a confecção do guia.

De acordo com Campolina, a diretoria constatou que a disponibilização da versão em PDF era, realmente, necessária para atender àquele usuário que não tem tanta facilidade de acessar a internet, ou que tem certa dificuldade de navegabilidade pelo Guia Online. “O Guia Prático de Redação também servirá às pessoas que prestarão concurso para a Câmara Municipal, que poderão utilizar esse documento como uma das fontes de pesquisa para maior aperfeiçoamento e maior desenvolvimento de seus estudos”, completou.

Superintendência de Comunicação Institucional