VISITA TÉCNICA

Revitalização do Parque Baleares mobiliza moradores do Jardim Europa

Em vistoria ao local, comitiva parlamentar vai averiguar denúncias de abandono e depredação do equipamento

segunda-feira, 20 Novembro, 2017 - 18:00
Espaço de lazer com mesinhas de concreto no Parque Baleares, em Venda Nova

Foto: Barbara Donadoni/Portal PBH

Por solicitação da vereadora Nely (PMN), a Comissão de Comissão Meio Ambiente e Política Urbana percorrerá nesta quarta-feira (22/11) as dependências do Parque José Lopes dos Reis, também conhecido como Parque Baleares, no Bairro Jardim Europa, em Venda Nova. A finalidade da visita técnica é apurar denúncias de abandono e deterioração, bem comoo subsidiar a elaboração de um projeto de revitalização e segurança do equipamento, devolvendo à população seu espaço de lazer.  A atividade, que deverá contar com a participação de representantes da Prefeitura, ocorre nesta quarta (22/11), a partir das 10h, na Rua Albânia, nº 17.  

Segundo a justificativa da vereadora, o requerimento da visita técnica foi motivado por denúncias que apontam o abandono e depredação do parque, implantado para fins de lazer, relaxamento, diversão e convivência com a natureza da comunidade local e de toda a população da região. Entretanto, segundo os frequentadores, o espaço se encontra abandonado pelo poder público e vem sendo alvo de depredação e ocupação por usuários de drogas. A finalidade é constatar a situação e contribuir na criação de um plano de recuperação e manutenção, garantindo o lazer seguro dos frequentadores e moradores do entorno.

Líder comunitário homenageado

Inaugurado em junho de 2008, o Parque José Lopes dos Reis, ou Parque Baleares, foi implantado no escopo do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte Drenurbs/Nascentes para servir como área de lazer e preservação ambiental, beneficiando especialmente a população do bairro e da Regional Venda Nova. Segundo informações do Portal da PBH, além da canalização do córrego, drenagem e contenção de encostas e implantação de rede pluvial para captar a água da chuva e interceptar o esgoto, foram plantadas seis mil árvores ao longo da Av. Baleares na ocasião, tornando o local mais fresco e agradável.

O nome oficial do parque homenageia o cidadão José Lopes dos Reis, que morava na região desde 1968 e possuía um relevante histórico de luta em favor da comunidade. Entre outras demandas, Reis lutou pela implantação e manutenção do local como uma área de preservação ambiental e morreu em 2008, mesmo ano de sua inauguração.

O equipamento está inserido na macrobacia do Isidoro, na bacia do Vilarinho e na sub-bacia do Vilarinho. Com área de mais de 15 mil metros quadrados, oferece mesas e bancos de concreto para jogos e piqueniques, brinquedos para crianças e equipamentos de ginástica. Entre as espécies que compõem a flora do parque, estão árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras, abacateiros e diversas outras. Outro atrativo do local é o Córrego do Baleares, de água limpa e transparente, proveniente de 12 nascentes preservadas. 

Convidados

Para acompanhar a visita e fornecer informações aos vereadores e, moradores e lideranças comunitárias, foram convidados os secretários municipais de Obras e lnfraestrutura e de Meio Ambiente; os presidentes da Fundação de Parques Municipais e da Fundação Municipal de Cultura; e o coordenador de Administração Regional Venda Nova. A atividade é aberta à participação de qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional