COMISSÃO ESPECIAL

Parlamentares vão apurar condições de segurança em casas de show

Preto e Jorge Santos foram eleitos presidente e relator. Estudos vão subsidiar criação de projeto de lei sobre o tema

quinta-feira, 5 Outubro, 2017 - 17:45

Foto: Abraão Bruck / CMBH

Em sua primeira reunião, realizada nesta quinta-feira (5/10), a Comissão Especial de Estudo - Segurança em Casas de Show, constituída para apurar as condições de segurança oferecidas aos frequentadores de boates e casas de shows da capital, elegeu os vereadores Preto (DEM) e Jorge Santos (PRB) como presidente e relator, respectivamente. De acordo com os membros do colegiado, os resultados dos trabalhos irão subsidiar a proposição de projetos para aperfeiçoar a legislação municipal.

Nos últimos anos, agressões, lesões corporais e até homicídios foram registrados dentro ou na porta de boates e casas de shows em Belo Horizonte. O caso mais recente ocorreu no mês passado, em uma casa noturna no Bairro Olhos d’Água, resultando na morte de um jovem, após ser abordado por seguranças da boate. Sob a alegação de imprudência e despreparo dos funcionários, vários frequentadores reivindicam a revisão nos processos de licenciamento desses espaços e dos profissionais que fazem a segurança desses locais.

Diretrizes

O objetivo da comissão é levantar dados sobre as condições de segurança oferecidas aos frequentadores das boates e casas de shows de belo Horizonte, além de analisar os contratos firmados com empresas que prestam serviços de segurança nos estabelecimentos.

Segundo o presidente eleito, vereador Preto, ao final dos trabalhos, será feito um relatório que irá apresentar dados e informações apuradas durante os estudos, visando subsidiar a criação de projeto de lei, com normas capazes de garantir a integridade física dos frequentadores destes estabelecimentos.

Uma nova reunião do colegiado ficou agendado para 20 de outubro, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Na oportunidade, será apresentado o plano de trabalho da Comissão, bem como definas as datas das reuniões ordinárias. Também compõem o colegiado os vereadores Gabriel (PHS), Irlan Melo (PR) e Pedro Bueno (Pode). 

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157685888222382,size=s]