AUDIÊNCIA PÚBLICA

Circulação de caminhões no Hipercentro pode ter regras mais restritivas

Objetivo da reunião é discutir impactos do PL que regula dimensões das caçambas dos veículos autorizados a trafegar na área 

quinta-feira, 19 Outubro, 2017 - 19:45
Caminhão amarelo trafegando em avenida movimentada de Belo Horizonte

Foto: Isabel Baldono/Portal PBH

Na próxima segunda-feira (23/10), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realiza audiência pública para debater as regras de circulação de caminhões no Hipercentro de BH. Requerida pelo vereador Fernando Luiz (PSB), a reunião vai tratar do Projeto de Lei 306/17, que disciplina o tráfego desse tipo de veículo na região. A reunião ficou agenda para as 11h, no Plenário Helvécio Arantes e é aberta à participação popular.

De autoria do vereador Mateus Simões (Novo), o PL 306/17 altera o Código de Posturas, proibindo de circular no Hipercentro caminhões cuja caçamba tenha mais do que 3m³. Atualmente, veículos com até 7m³ circulam na área. O objetivo da mudança, de acordo com o parlamentar, é garantir mais segurança, eficiência e agilidade no trânsito de Belo Horizonte.

Segundo o requerente da audiência, vereador Fernando Luiz, o propósito da reunião é trazer esclarecimentos sobre o PL, colocando em debate seus efetivos reflexos sobre a segurança no trânsito e os impactos financeiros e econômicos que poderiam advir da eventual aprovação da matéria.

Foram convidados para a reunião, entre outros, representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), do Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos e Afins de Minas Gerais, além de motoristas e outros profissionais da categoria.

Superintendência de Comunicação Institucional