FISCALIZAÇÃO

BHTrans promete melhorias para gargalos do trânsito no Bairro Vale do Jatobá

Comissão agendará nova reunião com a comunidade para acompanhar o andamento das ações voltadas à melhoria do trânsito

quarta-feira, 11 Outubro, 2017 - 15:15
Vereador Wesley Autoescola e representantes da BHTrans em visita técnica à Avenida Serrinha, no Vale do Jatobá

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou, nesta quarta-feira (11/10), por requerimento de Wesley Autoescola (PHS), visita técnica à Avenida Serrinha, entre as Ruas Carlos Pinto Coelho e Solferina Ricci Pace, na Região do Barreiro. Comerciantes e moradores reclamaram da falta de fluidez do trânsito na avenida, onde circulam seis linhas de ônibus que atendem a vários bairros. A BHTrans afirmou, por sua vez, que o  local é bem sinalizado, mas que é necessário reforçar a fiscalização. A comissão agendará nova reunião com a comunidade e aguardará um retorno da BHTrans em relação às ações para melhoria do trânsito.

Na visita, os moradores solicitaram a colocação de placas de proibido estacionar nos dois lados da via, sugerindo a utilização de ruas paralelas para estacionamento.  “Precisamos, também, de quebra-molas e de mais sinalização nos cruzamentos”, completou João Figueiredo Lacerda, comerciante há trinta anos na região.

O vereador Wesley Autoescola propôs que a BHTrans faça um teste para a colocação de placas restringindo a parada de veículos, com a utilização de ruas paralelas para estacionamento. “O estabelecimento comercial de maior porte na região é um supermercado, que tem estacionamento próprio”, justificou.

Ações programadas

Conforme relatou o gerente da BHTrans da Regional Barreiro Oeste, Anderson Leal, serão verificadas outras demandas da  comunidade e solicitações feitas na Prefeitura pelo número 156 e via Comissão Regional do Transporte de Trânsito.

Também será reforçada a fiscalização do trecho duas vezes por semana, de manhã e à tarde, com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, a fim de fazer cumprir a proibição do estacionamento no local. Será estudada, ainda, a possibilidade de proibição do estacionamento nos horários de pico. O gestor ressaltou que o local está bem sinalizado, mas que a sinalização não está sendo respeitada e que a proibição total do estacionamento é inviável, pois a acessibilidade aos logradouros deve ser garantida.

Segundo o vereador Wesley Autoescola, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário irá solicitar à BHTrans a implantação da sinalização horizontal no trecho da Rua Solferina Ricci Pace. Será marcada, posteriormente, uma reunião com os comerciantes da região, para ouvir suas propostas. “Faremos um relatório e, se necessário, realizaremos outras visitas técnicas e encaminharemos ofícios. A comissão irá aguardar, primeiramente, um retorno da BHTrans quanto a soluções para o trânsito no local”, informou.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157687755320814,size=s]