CÉU AZUL

Moradores querem mais estacionamento e redirecionamento do fluxo

Rua Belarmino Giarola não estaria suportando a demanda por vagas gerada pelos pontos comerciais da Avenida Antônio José dos Santos

quinta-feira, 24 Agosto, 2017 - 16:00
Morador, representante da BHTrans, Maria das Graças Silveira, e vereador Claudio da Drogaria Duarte na Rua Belarmino Giarola

Foto: Rafa Aguiar/ CMBH

Importante centro comercial no Bairro Céu Azul, a Avenida Antônio José dos Santos já não possui vagas de estacionamento suficientes para atender à demanda de clientes, o que tem direcionado os veículos às vias do entorno. Paralela à avenida, a Rua Belarmino Giarola tem recebido grande parte dessa demanda. No entanto, sendo majoritariamente residencial, estreita e de mão-dupla, a via parece não suportar o fluxo. Para minimizar o impacto, moradores solicitaram a limitação do sentido da rua em mão única, no trecho mais crítico, para favorecer o fluxo contínuo e garantir estacionamento nas duas margens. Em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário ao local, na manhã desta quinta-feira (24/8), a BHTrans afirmou que vai estudar alternativas e apresentar à população.

“A proposta inicial era ampliar as baias de estacionamento na própria Av. Antônio José dos Santos, mas a BHTrans já nos informou que seria inviável. Portanto, precisamos buscar alternativas para garantir um fluxo tranquilo nas ruas do entorno”, explicou o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), autor do requerimento para a visita. Como possível solução, a comunidade reivindica mudança no sentido da Rua Belarmino Giarola, que passaria a ser de mão única em determinado trecho. De acordo com a avaliação inicial da BHTrans, poderia ser feito um “chuveirinho” na altura do cruzamento com a Rua João Magela Luz. Para quem sobe a Magela, haveria a possibilidade de entrar à direita (em mão única até a Radialista Romeu Lazaroti) ou à esquerda (também em mão única) até a Rua Juventude. O restante da via permaneceria em mão dupla.

No entanto, as alterações podem não promover o efeito esperado pelos moradores. “Eles afirmam que estão tendo problemas com o grande fluxo, com estacionamento nas portas das casas e veículos que entram nas esquinas em alta velocidade. Pode ser que isso piore com as mudanças solicitadas”, alertou a técnica da BHTrans Maria das Graças Silveira. A servidora destacou que a via em mão única, como libera o fluxo mais contínuo, tende a permitir ao condutor uma velocidade maior de circulação. Ainda, Silveira pontuou que a imprudência dos motoristas que não respeitam limites e sinalização não seria solucionada com mudanças viárias.

Próximos passos

A BHTrans se comprometeu a elaborar um estudo mais detalhado sobre a região, estabelecer as soluções mais interessantes e apresentá-las aos moradores em assembleia geral. Paralelamente, o vereador Cláudio da Drogaria Duarte garantiu que vai enviar solicitações de análises das áreas reservadas para carga e descarga na Avenida Antônio José dos Santos. A expectativa é reduzir o período de reserva, que atualmente é das 8h às 20h, para permitir o uso das vagas para estacionamento diurno.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id= 72157685514439504,size=s]