VALE DO JATOBÁ

Mudanças no trânsito são solicitadas durante visita técnica

Entre as demandas estão a implantação de mão única em algumas ruas da região, a revitalização da sinalização e a implantação de semáforo

sexta-feira, 19 Maio, 2017 - 15:30
Visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário ao Bairro Vale do Jatobá
Foto: Rafa Aguiar/CMBH

Os problemas de trânsito no Bairro Vale do Jatobá foram analisados pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em visita técnica nesta sexta-feira (19/5). Foram apresentadas à BHTrans as falhas no tráfego da região e solicitada a adoção de medidas que melhorem a fluidez e aumentem a segurança para condutores e pedestres. Entre as demandas estão a implantação de mão única em algumas ruas, a revitalização da sinalização e a implantação de semáforo.

Wesley Autoescola (PHS), que solicitou a visita, sugeriu que a Rua Vovó Faria, entre a Avenida Djalma Vieira Cristo e a Rua Francisco Martins Marques, passe a ser uma via de mão única. O parlamentar explica que a mudança é demandada por moradores e comerciantes da região. Populares apoiaram a proposta defendida pelo vereador. Esse foi o caso de Gustavo, proprietário de um lava-jato na Djalma Vieira Cristo. De acordo com ele, em horários de pico há engarrafamentos na região, que poderiam ser eliminados com a adoção da mão única.

Outra possibilidade aventada para minorar os problemas no trânsito naquela via é a proibição do estacionamento de veículos em um dos lados da rua. De acordo com a BHTrans, essa medida pode ser adotada mais rapidamente do que a adoção da mão única, que demandaria mais estudos pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte. A BHTrans explicou que para implantar a mudança seria necessária a realização de consultas à população local, além de outras análises técnicas.

Já em relação à proibição de estacionamento em um dos lados da via, o gerente da BHTrans responsável pela Regional Oeste / Barreiro, Anderson Santos Leal, afirmou que, em cerca de 30 dias, os estudos necessários para tanto estarão concluídos. O gerente também informou que será ampliada a fiscalização do trânsito no local, com a presença da Guarda Municipal. Há, ainda, a expectativa de que neste mesmo prazo seja realizada a revitalização da sinalização, com novas faixas de pedestres e placas de trânsito.

Semáforo

A instalação de um semáforo no cruzamento da Rua Francisco Martins Marques com a Avenida Senador Levindo Coelho também foi solicitada por Wesley Autoescola à BHTrans. Esta é uma demanda antiga da região. O gerente de um supermercado que funciona na área, Eron Tibúrcio, afirmou já ter presenciado colisões de veículos e atropelamentos no local. Para ele, a instalação do semáforo seria a solução ideal para garantir mais segurança na via.

A esse respeito, a BHTrans afirmou que existe um estudo de 2012, que prevê a revitalização de toda a avenida, incluindo a instalação de um sinal no cruzamento; entretanto, implantar o equipamento, hoje, demandaria a revisão do projeto, tendo em vista mudanças ocorridas nos últimos cinco anos, como a criação de uma ciclovia na região. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte afirmou, ainda, que o principal empecilho para a implantação do semáforo no referido cruzamento é a falta de verba.

Ruas estreitas

A implantação de mão única foi solicitada não apenas na Rua Vovó Faria, como também em vias estreitas do Bairro Vale do Jatobá. Durante a visita, o vereador Wesley Autoescola demonstrou à Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte que em diversas ruas estreitas onde vige a mão dupla, condutores de veículos que transitam em sentidos diferentes são obrigados a subir nos passeios para prosseguirem seu percurso, colocando os pedestres em risco.

Wesley Autoescola também afirmou que solicitará à sua equipe que visite os moradores do bairro para colher opiniões acerca da transformação de vias de mão dupla em mão única. Caso a proposta tenha grande adesão, serão coletadas assinaturas para um abaixo-assinado a ser apresentado à BHTrans. O parlamentar acredita que a maior parte dos moradores apoia a medida, uma vez que a instauração da mão única na Rua Vovó Faria, bem como em outras vias da região, foi uma demanda recorrente de seus eleitores durante sua campanha para vereador. O parlamentar também garantiu que irá acompanhar a adoção das medidas prometidas pela BHTrans para o trânsito da região.

Superintendência de Comunicação Institucional

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