JARDIM ZOOLÓGICO

Vereadores constatam problemas estruturais nos recintos de elefantes e rinocerontes

Com o fim do contrato entre a PBH e a empresa fornecedora de mão de obra, zoológico só abrirá nos fins de semana

terça-feira, 25 Abril, 2017 - 17:30

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

A Comissão de Meio Ambiente e Política urbana realizou, nesta manhã (25/4), visita técnica à Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB), após denúncias referentes às más condições dos recintos de alguns animais, o que estaria dificultando sua locomoção. O requerente da visita, vereador Gabriel (PHS), constatou que os problemas estruturais nestes espaços estão interferindo na qualidade de vida dos animais, trazendo desconforto e sofrimento aos espécimes, especialmente elefantes e rinocerontes. Esclarecimentos acerca do fim do contrato entre a prefeitura e a empresa fornecedora de mão de obra também foram solicitados pelos parlamentares.

Um vídeo exibido nas redes sociais, com imagens que mostram um elefante praticamente se arrastando para conseguir sair de sua área de tratamento, sensibilizou os vereadores que resolveram conferir de perto a situação. O motivo seria uma barra de contenção instalada em uma altura incompatível com o tamanho do animal. Durante a visita, os vereadores constataram não somente esta realidade, mas também as péssimas condições estruturais no recinto dos elefantes e dos rinocerontes, comprometendo a locomoção e o bem estar destes animais.  

Ao ser questionado, o presidente da FZB, Homero Brasil Filho, explicou que a reforma destes recintos são obras que foram prometidas há cerca de dois anos pela Sudecap, e até o momento não foram realizadas. Além das intervenções de adequação, Filho destacou outro problema emergencial por que passa a FZB, que diz respeito à mão de obra terceirizada. Isto porque o contrato entre a prefeitura e a empresa que fornecia quase 80% dos funcionários foi encerrado, sem que outro novo acordo fosse firmado. “Uma nova licitação está em andamento, mas até que sejam finalizados todos os trâmites legais, será necessário que o zoológico só funcione nos finais de semana, por pelo menos 20 a 30 dias", afirmou o gestor. Filho esclareceu ainda que 23 funcionários foram contratados no último fim de semana, porém, eles são suficientes apenas para trabalharem na alimentação diária dos animais que vivem no zoo.

Ações imediatas

Designado como relator da visita técnica, o vereador Osvaldo Lopes (PHS) apontou, durante a atividade, a necessidade de realização de outras reformas e adaptações, para que os animais possam viver com mais dignidade e qualidade de vida. Informado de que estes projetos já estariam prontos, aguardando somente a liberação de recursos do poder público, Lopes afirmou que pretende se reunir com o prefeito Alexandre Kalil para que as obras emergenciais sejam iniciadas daqui a duas semanas. Já na Câmara Municipal, uma audiência pública será marcada, para que, juntamente com a população e os órgãos responsáveis, os parlamentares possam desenvolver o papel de agentes fiscalizadores, de forma a garantir que estes animais, que já vivem confinados não sofram em razão da inércia do poder público.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157683051927235,size=s]