NÚCLEO DE CIDADANIA

Posto de Identificação vai emitir até 200 carteiras de identidade por dia

Por meio de convênio com a Polícia Civil, atendimento na Câmara foi ampliado. Em breve, cédula para cidadãos estrangeiros

terça-feira, 25 Abril, 2017 - 14:00

Foto: Abraão Bruck / CMBH

O Posto de Identificação, que faz parte do Núcleo de Cidadania da Câmara de BH, acaba de ampliar sua capacidade de atendimento, passando de 80 para 200 carteiras de identidade por dia. Em breve, a unidade passará a fornecer ainda a cédula de identidade para cidadãos estrangeiros. Com estrutura reformulada, o posto recebeu nesta terça-feira (25/4) o presidente do Legislativo, vereador Henrique Braga (PSDB), e representantes da Polícia Civil. O objetivo é atender com mais conforto e qualidade a população.

Conforme informou o coordenador de Assuntos Sociais, Mauro Anderson de Oliveira Felipe, até então o atendimento era dividido em dois turnos, com intervalo de 11h às 13h, e distribuição de 40 senhas pela manhã e outras 40 à tarde. Agora, não haverá mais pausa no atendimento, e os cidadãos serão atendidos por ordem de chegada. A estrutura física também passou por reestruturação, aumentando de dois para quatro o número de guichês. A Polícia Civil também disponibilizou mais seis funcionários.

Outro serviço que, em breve, será oferecido pelo Posto de Identificação é a regulamentação de documentos por pessoas nascidas no estrangeiro, naturalizadas ou que façam opção pela cidadania brasileira. Para a delegada geral e diretora do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Jaqueline de Oliveira Ferraz, o momento é de cidadania e de comemoração. “Não somente as forças que representam o povo, mas o próprio povo comemora essa conjugação de esforços, para ampliação dessa porta que se abre”, afirmou.

Placa comemorativa

O presidente Henrique Braga explicou que foi necessária a ampliação do serviço para atender até mesmo cidadãos de municípios vizinhos que procuram a Câmara de BH para a emissão de documentos. “Isso vai facilitar a vida do povo. Este é o primeiro espaço que estamos ampliando; daqui a alguns dias, estaremos reinaugurando o Refeitório Popular”, garantiu.  

Na sequência, Braga procedeu à entrega de placa comemorativa ao superintendente de Inteligência e Informações da Polícia Civil, o delegado geral Architon Zadra. Os dizeres da placa ressaltam a importância da manutenção da parceria entre a CMBH e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, alicerçada com o objetivo único de prestar serviços públicos de excelência à sociedade mineira, e em especial à belo-horizontina.

Também participaram da solenidade os vereadores Orlei (PTdoB), Pedro Patrus (PT), Preto (DEM) e a vereadora Marilda Portela (PRB), além do diretor geral da Câmara de BH, Saulo Carvalho, e representantes de outros setores da Casa.

[flickr-photoset:id=72157683056981025,size=s]

Superintendência de Comunicação Institucional