BAIRRO MARIA TEREZA

Comissão constata falta de serviços básicos como água, luz e esgoto

Poder público alega que instalações só podem ser feitas após processo de regulação da área, às margens da MG-20

segunda-feira, 10 Abril, 2017 - 15:15

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Atendendo a antiga reivindicação da comunidade, a Comissão de Saúde e Saneamento realizou, nesta manhã (10/4), visita técnica ao Bairro Maria Tereza, localizado às margens da MG-20, já na divisa com Santa Luzia. O requerente da visita, vereador Rafael Martins (PMDB), explicou que o objetivo é conhecer de perto a rotina e os problemas enfrentados pelos moradores, que há mais de 20 anos não têm acesso a serviços básicos como água encanada, rede de esgoto, asfalto e energia elétrica.

A líder comunitária e moradora Maria Aparecida de Souza contou que as 350 famílias que residem no Bairro Maria Tereza sofrem com a falta de transporte público e de vias de acesso às casas. Lama, buracos e esgoto a céu aberto, além da falta de serviços básicos como água e luz, obrigou os moradores a fazerem ligações clandestinas, que acarretam riscos de acidentes e prejuízos para o poder público. A coleta de lixo pelo serviço de limpeza urbana também não é realizada. “Dependemos do Projeto de Regulação Urbana (PRU), que era para ter sido entregue em março deste ano, mas foi adiado para o próximo mês de junho. Sem ele, os órgãos públicos alegam que não se pode tomar nenhuma medida que garanta a viabilidade das instalações necessárias”, desabafou Souza.

Acompanhado de moradores e representantes da Copasa, da Sudecap, da SLU e da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, o vereador Rafael Martins percorreu as ruas do bairro a fim de conhecer todas as necessidades dos moradores, afirmando o apoio do Legislativo, bem como dos órgãos presentes, que responderam aos questionamentos dos moradores e se dispuseram a intervir no que fosse preciso em prol da comunidade.

Ações imediatas

Martins assume que, para que todas as intervenções possam ser feitas, é preciso que o PRU esteja aprovado. “Nosso objetivo agora é dar celeridade a este processo para que, assim que ele for aprovado, os órgãos competentes possam adotar as medidas emergenciais, amenizando os problemas dos moradores e proporcionando-lhes mais dignidade e qualidade de vida”, afirmou.

Após a visita técnica, o vereador garantiu que vai interceder pela comunidade, levando até o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, a realidade vivida por estes moradores, pedindo agilidade na liberação do Projeto de Regulação Urbana (PRU). 

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157679195469443,size=s]