AVENIDA SOB PONTILHÃO

Após cobranças da comunidade e de vereadores, BHTrans promete melhorias

Altura de viaduto na Avenida Mariza Afonso, no Barreiro, dificulta passagem de caminhões e ônibus. Falta sinalização no local

terça-feira, 11 Abril, 2017 - 14:45

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

Em nova visita técnica nesta manhã (11/4) à Avenida Mariza Afonso, que liga os Bairros Independência e Mineirão, na Região do Barreiro, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário constatou mais uma vez a dificuldade de veículos de grande porte passarem por debaixo de um viaduto que sustenta uma linha férrea. A estrutura estreita e de altura limitada impede a passagem de caminhões, deixando o trânsito lento. Também faltam sinalização para os motoristas e faixas para a travessia de pedestres. Depois de ouvir a comunidade e os vereadores, a BHTrans prometeu melhorias.

Conforme relatos de moradores e comerciantes locais, os quatro metros de altura do viaduto limitam a travessia de caminhões mais altos, causando inúmeros transtornos ao trânsito. Além disso, a região é um centro comercial e não possui nenhuma passagem para pedestres, provocando frequentemente acidentes. Ainda, falta sinalização e vários veículos estacionam em local proibido, atrapalhando o fluxo. Foi sugerida a construção de um desvio, ou rota alternativa para os motoristas.

Pontos observados

O vereador Carlos Henrique (PMN), que solicitou a visita, relatou que o viaduto já teria verba federal aprovada para sua adequação, mas que os recursos não foram repassados para a execução da obra. “Agora, vamos solicitar ao atual prefeito, Alexandre Kalil, que verifique a disponibilidade da verba e sua liberação, para que seja solucionado o problema. Vamos fiscalizar e acompanhar o encaminhamento das demandas junto com os moradores”, informou.

Wesley Autoescola (PHS), morador da região há mais de 30 anos, contou que o problema se arrasta há mais de quatro décadas. Segundo ele, devido ao crescimento do bairro nos últimos anos, a existência de uma única entrada também dificulta o trânsito. “Por isso, a obra precisa, imediatamente, ser corrigida, para solucionar o problema da comunidade”, completou.

O gerente da BHTrans responsável pela Regional Oeste / Barreiro, Anderson Santos Leal, informou que o órgão irá reforçar, primeiramente, a fiscalização no local. “O que falta na região é o cumprimento da legislação de trânsito”, afirmou. Segundo o gerente, também será reforçada a sinalização das vias e elaborado projeto para faixa de pedestres. O gestor ressaltou, ainda, a necessidade de uma campanha educativa, incentivando os motorista a respeitarem a sinalização.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id= 72157679154475414,size=s]