EM BUSCA DE LARES

Centro de Zoonoses faz apelo pela adoção de animais

De 3 mil bichos recolhidos nas ruas de BH no ano passado, apenas 675 foram adotados e 34 resgatados pelos donos

quarta-feira, 15 Março, 2017 - 18:30
cahorro confinado no CCZ

Foto: Rafa Aguiar/Câmara de BH

Cerca de 20 animais são recolhidos por dia nas ruas de Belo Horizonte pelo Centro de Controle de Zoonoses. Com capacidade para abrigar apenas 180 bichos e limitações de infraestrutura e pessoal, o CCZ não garante destino certo para milhares de cães, gatos e cavalos. Após avaliação clínica, exames, vacinação e esterilização, se não forem reclamados ou adotados, os animais podem voltar às ruas. A realidade foi constatada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, em vista técnica ao local, no Bairro São Bernardo, nesta manhã (15/3). Relatório sobre necessidade de melhorias será encaminhado ao prefeito.

Como o espaço físico do CCZ é insuficiente para atender todas as demandas, os animais recolhidos, depois de tratados e microchipados, podem ser soltos na mesma área de captura, caso não encontrem um novo lar. As adoções, conforme explica a médica veterinária e gerente da unidade, Silvana Brandão, podem ser feitas diretamente no CCZ ou nas feiras realizadas pelas ONGs parceiras, que também ajudam a incentivar a posse responsável. Outra medida tomada pela zoonoses para tentar diminuir o abandono de animais é a castração, feita gratuitamente através de agendamento.    

 Ao percorrer as instalações, que não passam por reforma desde 2009, o requerente da visita, vereador Osvaldo Lopes (PHS), constatou que muita melhoria ainda precisa ser realizada no local, tanto no que diz respeito à parte de infraestrutura e salubridade, quanto à parte de pessoal, no que concerne ao manejo desses animais. Lopes informou que, após fazer um diagnóstico contendo as principais deficiências encontradas, irá reunir-se com o prefeito Alexandre Kalil para apresentar todas as reivindicações de uma reestruturação do Centro Controle de Zoonoses.

[flickr-photo:id=33074896100, size=m, style=float:right;]

 

[flickr-photoset:id=72157677988153034,size=s]

 

Superintendência de Comunicação Institucional