TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Onda de ataques a ônibus será tema de audiência na comissão

Outro encontro vai tratar das regras para o comércio ambulante nas ruas da capital

quinta-feira, 16 Fevereiro, 2017 - 18:00

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

A onda de ataques e incêndios criminosos a ônibus em Belo Horizonte vai ser tema de audiência pública na Câmara de BH. A decisão foi tomada, nesta quinta-feira (16/2), em reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. A audiência ficou marcada para o dia 22 de fevereiro, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes. Já no dia 23 de março, às 13h30, o colegiado vai tratar das regras para o comercio ambulante nas ruas da capital.

Entre janeiro e fevereiro de 2017, pelo menos 21 ônibus teriam sido queimados em Belo Horizonte e em municípios da Região Metropolitana. A ação criminosa tem deixado moradores assustados, além de prejudcar o funcionamento do sistema. Segundo o requerente da audiência, vereador Professor Wendel Mesquita (PSB), a proposta é discutir alternativas para fazer frente ao problema e garantir a segurança da população. Para tanto, foram convidados, dentre outros, representantes das Políticas Civil e Militar e dos sindicatos de empresas e trabalhadores do setor de transporte público.

Ambulantes

Ainda nesta quinta-feira, a comissão aprovou requerimento do vereador Carlos Henrique (PMN), solicitando a realização de audiência pública para tratar dos direitos dos ambulantes no município. Segundo denúncias recebidas pelo parlamentar, vendedores de sorvete e de outros gêneros alimentícios estariam tendo carrinhos e mercadorias apreendidas por agentes de fiscalização da prefeitura. O objetivo da audiência é discutir as justificativas para as apreensões e buscar alternativas para assegurar aos trabalhadores o direito de exercer seu ofício. Serão convidados para a reunião, dentre outros, representantes das Secretarias de Governo e adjunta de Fiscalização, além da Guarda Municipal e da Comissão de Defesa de Cidadania da OAB.

Estiveram presentes na reunião da comissão os vereadores Bispo Fernando Luiz (PSB), Carlos Henrique, Elvis Côrtes (PSD), Jair di Gregório (PP) e Wesley Autoescola (PHS).

Superintendência de Comunicação Institucional