VISITA TÉCNICA

Comissão visitará moradias inundadas pelo Córrego Jatobá

Chuvas no mês de setembro provocaram o transbordamento do córrego, que fica na região do Barreiro, causando prejuízos aos moradores

terça-feira, 8 Novembro, 2016 - 18:15
Córrego do Jatobá, no Bairro Mangueiras, Regional Barreiro

Foto: Portal PBH

As fortes chuvas que castigaram Belo Horizonte no último dia 25 de setembro causaram o transbordamento do Córrego Jatobá, localizado no Bairro Mangueiras, região do Barreiro, onde diversas moradias foram inundadas. Com a finalidade verificar in loco a situação dos imóveis e famílias atingidas, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor fará uma visita técnica ao local na próxima quinta-feira (10/11), às 10h. Requerida pelo vereador Adriano Ventura (PT), a atividade deverá contar com o acompanhamento de representantes do poder público e sociedade civil. O endereço é Rua Vicente Dias Melo, altura no número 86.

Diversas famílias que habitam áreas próximas ao córrego tiveram as residências inundadas após o temporal que atingiu a capital naquela data. Na ocasião, Adriano Ventura foi acionado pelos moradores e gravou um vídeo mostrando a situação das casas. Segundo o vereador, a maior preocupação é com a aproximação do período chuvoso, que poderá agravar a situação das famílias. "Várias casas foram inundadas. Há suspeitas de que houve falhas no projeto de construção de pontes no local. Precisamos avaliar o que pode ser feito, pois não podemos permitir que as famílias fiquem expostas a novas enchentes", enfatiza.

Outra hipótese levantada pelos moradores do local atribui o transbordamento ao represamento do córrego feito pela prefeitura, que teria impedido sua vazão. Com isso, um grande volume de água e lama invadiu as residências, gerando a perda de móveis, eletrodomésticos e utensílios. A realização da visita técnica, segundo Ventura, tem como objetivo a realização de um levantamento da atual situação dos imóveis e dos moradores do local, além de constatar possíveis falhas no projeto das pontes.

Poder público e sociedade civil

Para verificar a situação juntamente com os vereadores, colaborando na avaliação e proposição de soluções, foram convidados os titulares das Secretarias Municipais de Governo e de Meio Ambiente; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo; Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público de Minas Gerais; Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; Coordenadoria Municipal de Defesa Civil; e movimentos Polos de Cidadania e Práxis, das Faculdades de Direito e de Arquitetura da UFMG.

Superintendência de Comunicação Institucional