EDUCAÇÃO FINANCEIRA

No Dia do Consumidor, orientações sobre planejamento financeiro

Evento no próximo dia 15 vai oferecer palestras e atendimento individualizado

sexta-feira, 11 Março, 2016 - 00:00
Evento no próximo dia 15 vai oferecer palestras e atendimento individualizado - Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Evento no próximo dia 15 vai oferecer palestras e atendimento individualizado - Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O número de brasileiros com contas em atraso cresceu em todas as regiões do país, segundo pesquisa realizada em 2016 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Além disso, quase 60 milhões de pessoas estão inadimplentes, situação que reflete o atual momento do país, marcado por forte crise econômica e aumento do desemprego. Diante desse quadro, no Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março, a Câmara de BH, por meio do Núcleo de Cidadania, participa de evento dedicado especialmente à negociação de dívidas com bancos e empresas, orientando o consumidor sobre planejamento financeiro familiar. A programação é de 8h às 17h, no Procon do BH Resolve (Av. Santos Dumont, 363 - Centro). 

Servidora da CMBH, lotada no Procon do Núcleo do Cidadania, a economista Adriana Fileto será a responsável pelas formações. Segundo ela, a proposta é realizar uma série de palestras curtas, focadas na apresentação de dicas e orientações práticas para que os participantes vençam o superendividamento. Além das palestras, que vão ocorrer entre 10h e 16h, o Núcleo de Cidadania da Câmara vai realizar ainda atendimentos individuais, focados na oferta de orientações para que os atendidos possam organizar suas contas e construir um planejamento financeiro familiar.

De acordo com Fileto, o superendividamento ou endividamento excessivo ocorre quando uma pessoa não consegue pagar as suas contas em dia, e ao mesmo tempo, sobreviver com dignidade. Segundo ela, essa situação gera transtornos os mais diversos e pode inclusive afetar a saúde emocional das pessoas.

Diante desses riscos, destaca a especialista, o melhor remédio é mesmo a educação: “o evento é importante porque abre espaço para que a gente oriente o cidadão, de modo que ele se eduque para a realização consciente de despesas, evitando o perigo do descontrole financeiro”.

Sobre a palestrante

Adriana Fileto é economista, palestrante e consultora em educação financeira e consumo consciente. É também autora do livro "Cuide do seu bolso e do planeta - um guia para decisões financeiras sustentáveis" 

Serviço

Dia Internacional do Consumidor

Data: 15 de março de 2016

Local: BH Resolve - Av. Santos Dumont, 363 - Centro, Belo Horizonte/MG

Horário: 8h às 17h (palestras das 10h às 16h)

Superintendência de Comunicação Institucional