VISITA TÉCNICA

Obras do Restaurante Popular II serão vistoriadas mais uma vez

Equipamento está sendo reformado desde 2013, e o prazo para conclusão já foi adiado diversas vezes

terça-feira, 22 Setembro, 2015 - 00:00
Fechada há mais de dois anos, unidade servia cerca de 4 mil refeições por dia (Banco de imagens CMBH)

Fechada há mais de dois anos, unidade servia cerca de 4 mil refeições por dia (Banco de imagens CMBH)

Iniciadas pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2013, as obras de reforma do Restaurante Popular Unidade II, localizado na região hospitalar, não foram concluídas até hoje, deixando de servir cerca de quatro mil refeições a cada dia. Para verificar o andamento e obter mais informações sobre o cronograma das intervenções, incialmente previstas para durar seis meses, o local será vistoriado por integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Requerida por seus integrantes Adriano Ventura (PT) e Pedro Patrus (PT), a visita técnica ao equipamento será na próxima quinta-feira, às 10h.

Segundo os requerentes da visita, o fechamento prolongado do restaurante popular avilta o direito fundamental à alimentação, já que, conforme levantamento feito pela prefeitura, são servidas cerca de 14 mil refeições ao dia nesses locais. Na aprovação do requerimento, diante dos questionamentos apresentados pelo presidente, Leonardo Mattos (PV), os vereadores defenderam a competência desta comissão para tratar do assunto, citando dispositivo do Regimento Interno que atribui à mesma, entre outras, a “análise e fiscalização de matérias afetas à assistência social e a distribuição dos alimentos”.

Para os vereadores, os refeitórios populares concretizam o princípio constitucional da Dignidade da Pessoa Humana, pois se prestam à venda de uma alimentação balanceada a baixo custo, além da distribuição gratuita de alimentos às pessoas em situação de rua cadastradas junto à prefeitura.  A unidade recebeu visita da mesma comissão em abril de 2014, após mais um adiamento no prazo de entrega.

No site da PBH, é informado que a intervenção, orçada em R$ 2.218.729,75, prevê a instalação de estruturas para aumentar a acessibilidade, reforma dos banheiros, coberturas, pisos e janelas do restaurante, além de reforma hidráulica e elétrica, instalações de ar condicionado e exaustor. Após uma série de adiamentos, o término da obra está previsto para o segundo semestre de 2015. O Restaurante Popular II fica na Rua Ceará, 490, Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul.

Superintendência de Comunicação Institucional