Comissão de Saíde

Comunidade pede melhorias no Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias

Comissão constatou necessidade de melhorias infraestruturais no equipamento

quinta-feira, 24 Setembro, 2015 - 00:00
Em visita técnica, vereador ouviu usuários e funcionários do Centro de Saúde Teixeira Dias.

Em visita técnica, vereador ouviu usuários e funcionários do Centro de Saúde Teixeira Dias.

As visitas técnicas são instrumentos de atuação parlamentar por meio dos quais os vereadores podem conhecer de perto o funcionamento de políticas e equipamentos públicos do município. A partir das visitas é possível identificar problemas no atendimento à população e buscar soluções para eles. Nesta quinta-feira (24/9), no intuito de avaliar a qualidade da atenção prestada a moradores da regional Barreiro, a Comissão de Saúde e Saneamento compareceu ao Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias. A visita constatou a necessidade de melhorias infraestruturais no equipamento, ao passo que o atendimento prestado por médicos e outros servidores foi bastante elogiado pelos usuários.  

De acordo com o vereador Juliano Lopes, requerente da atividade, a visita ao centro de saúde mostrou a existência de problemas associados a infiltrações e falta de espaço para procedimentos simples, como marcações de consultas e atendimento especializado. No entendimento do parlamentar, o equipamento não consegue mais atender à forte demanda vinda dos bairros do entorno. Cerca de 14 mil pessoas são usuárias do equipamento.

Apesar das críticas, Juliano Lopes destacou a qualidade do atendimento prestado pela equipe do centro de saúde, lembrando que o trabalho desenvolvido por médicos, enfermeiros e demais servidores foi bastante elogiado pelos usuários durante a visita.

Obras

De acordo com Renata Mascarenhas, gerente do Distrito Sanitário do Barreiro, o Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias conta hoje com quatro equipes do Programa Saúde da Família e com cerca de 74 funcionários, atendendo a população do entorno da infância à terceira idade. A gestora reconheceu que a estrutura física da unidade precisa ser melhorada, mas destacou que a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada para fazer frente ao problema.

Como exemplo de iniciativa nesse sentido, ela destaca a realização de parceria público privada, já homologada, por meio da qual o Executivo vai construir quatro novos centros de saúde no Barreiro, o que vai contribuir para desafogar a unidade Diamante/Teixeira Dias. No tocante à possibilidade de melhorias físicas no equipamento, ela destacou que, no momento, o principal impeditivo seria a falta de financiamento.

Diante dos apontamentos, o vereador Juliano Lopes defendeu que Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias seja incluído no rol das unidades a serem requalificadas por meio do estabelecimento das parceiras público privadas geridas pela PBH. Ainda segundo o parlamentar, os apontamentos construídos a partir da visita técnica serão encaminhados para consideração do Executivo.

Superintendência de Comunicação Institucional