Criação de parque no Barreiro de Cima inicia tramitação na Casa
Também receberam aprovação final as redações finais de duas propostas que nomeiam logradouros públicos da capital

Juninho Los Hermanos, Ronaldo Gontijo, Lúcio Bocão e Joel Moreira apreciaram três projetos de lei Foto: Mila Milowski
Na reunião ordinária desta quarta (13/5), a Comissão de Legislação e Justiça aprovou em 1º turno o parecer favorável do relator a projeto de lei que propõe a criação de um parque municipal no Bairro Santa Cruz, no Barreiro de Cima. Os vereadores aprovaram ainda a redação final de duas propostas que nomeiam vias da capital, proporcionando maior comodidade e segurança aos moradores por meio da identificação adequada dos logradouros.
Assinado por Daniel Nepomuceno (PSB), o PL 1519/15 propõe a criação do Parque Municipal do Barreiro de Cima, em área localizada no Bairro Santa Cruz, naquela região. Resultante da junção da atual Praça Luiz Verano com terreno vizinho indiviso, e tendo como limites a Avenida Olinto Meireles, a Rua Joaquim Teixeira de Moraes e a Rua Erídano, a criação do parque tem por finalidade a preservação da área arborizada e a constituição de um espaço de lazer, cultura e convivência para a comunidade.
De acordo com o texto, o projeto de implantação e plano de manejo e uso do parque deverão ser elaborados segundo diretrizes definidas pelo órgão municipal de Meio Ambiente, juntamente com o responsável pelo gerenciamento de parques e jardins, observando a adequação das intervenções a serem desenvolvidas no local e a preservação dos atributos naturais existentes. Quanto aos recursos orçamentários para a implantação e manutenção do equipamento, a matéria prevê que sejam incluídos pelo Executivo no exercício seguinte à sanção da lei.
De acordo com o relator e presidente da comissão, Professor Ronaldo Gontijo (PPS), que atestou pela constitucionalidade, legalidade e regimentalidade da matéria, a área em questão é particular e supostamente se encontra em situação de litígio judicial; para ele, no entanto, esta possibilidade não afeta a legalidade da proposta, que pode vir a ser implementada mediante eventual acordo ou desapropriação da área.
Batismo de vias
Com a finalidade de conferir denominação específica a vias sem nome ou identificadas provisoriamente, duas propostas tiveram a redação final aprovada na reunião desta quarta. Facilitando a identificação do endereço pela população e evitando transtornos como o extravio de correspondências, os PLs 1467/15, de Bruno Miranda (PDT) e 1491/15, de Juninho Paim (PT) dão, respectivamente, os nomes de Arara Azul à Rua 518, no Bairro Jaqueline, e de Dona Zezé a uma praça sem nome localizada no Bairro Minas Caixa (foto), onde muitas das vias urbanizadas recentemente ainda não receberam denominação ou estão identificadas por números. (Imagem: PortalPBH)
Veja o vídeo completo da reunião.
Superintendência de Comunicação Institucional