Cidadãos aprendem na Câmara a cuidar do próprio orçamento
Palestras e oficinas gratuitas ensinaram consumidores a não cair no vermelho

A atual situação econômica do país e o aumento do endividamento das pessoas motivou a realização do Programa de Orientação Financeira pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Composta por palestras e oficinas, a atividade gratuita e aberta ao público foi encerrada nesta quarta-feira (6/5) com muitas lições para quem quer aprender a controlar os gastos.
Nas palestras (dias 16 e 29 de abril), um pequeno teatro mostrou de forma lúdica situações cotidianas para que os participantes fizessem conexões com a vida pessoal e dessa forma, entendessem melhor os riscos de comprar no impulso. Foram apresentados modelos de tabela, dicas e orientações para fazer o controle pessoal das finanças.
Durante as oficinas (dias 22 de abril e 6 de maio), ensinamentos sobre aspectos negativos e positivos do consumo, autoconhecimento, planejamento financeiro, noções básicas de investimentos e dicas de economia. Os participantes puderam fazer testes para identificar qual o seu perfil de consumidor e ainda terão a oportunidade de receber atendimentos individualizados, que serão feitos ao longo do ano, conforme necessidade.
Para Adriana Fileto, que ministrou o curso, essas atividades buscam responder ao superendividamento das pessoas. “Uma das maneiras de conseguir conciliar as dividas com os ganhos é aumentar a renda com serviços extras e cortar gastos”, ponderou. Ela também explicou sobre a diferença entre consumidores e consumistas: os primeiros compram apenas o suficiente, enquanto os consumistas são levados pelas emoções e consomem de maneira superficial e exagerada.
Sustentabilidade
Além de afetar o bolso, o consumo exagerado é um problema para o meio ambiente. Para Fileto, quem consegue harmonizar ganhos e gastos contribui com a sustentabilidade do planeta ao consumir em menor quantidade e, consequentemente, produzir menos lixo.
Adriana Fileto é economista, mestre em Administração/Finanças (UFMG), gestora do programa de Sustentabilidade da CMBH e autora do livro “Cuide do seu bolso e do seu planeta - Um guia para decisões financeiras sustentáveis”.
Superintendência de Comunicação Institucional