TV CÂMARA BH

Programa "Câmara Debate" discute atuação dos carroceiros em BH

Os excessos de fim de ano estão em pauta no Câmara Entrevista

quarta-feira, 17 Dezembro, 2014 - 00:00
Trabalho dos carroceiros e festas de fim de ano estão na pauta da semana

Trabalho dos carroceiros e festas de fim de ano estão na pauta da semana

Em Belo Horizonte, existem cerca de 3 mil carroceiros cadastrados, exercendo regulamente a profissão. São trabalhadores que fazem pequenos carretos e que dividem as ruas da cidade com motoristas e pedestres. Defensores dos direitos dos animais, no entanto, alegam que a atividade pode redundar em maus tratos a mulas e cavalos, o que é negado pelos representantes da categoria. Os direitos desses trabalhadores, a proteção aos animais e as perspectivas para o futuro da profissão estão em pauta na edição desta semana do programa Câmara Debate. O programa já está no ar e fica em cartaz, diariamente, até o próximo dia 31/12. Confira as exibições às quintas-feiras, às 18h, às sextas-feiras às 6h30, aos sábados às 18h, no domingo às 6h30, às segundas e quartas, também às 6h30, e na terça-feira às 18h. Também em destaque na grade da TV Câmara, o programa Câmara Entrevista, nesta semana, trata de problemas ligados às festas de fim de ano, período marcado por excessos, sobretudo, à mesa e na esfera do consumo. Confira as reprises do programa até o próximo dia 1º/1, na sexta-feira, às 18h, no sábado às 6h30, no domingo, na segunda e na quarta-feira às 18h, na terça e na quinta às 6h30. A TV Câmara BH vai ao ar no canal 11 da TV a cabo.

Em novembro deste ano, em razão de rumores sobre a suposta existência de proposta para a extinção da profissão de carroceiros, dezenas de trabalhadores fizeram manifestação na sede do Legislativo Municipal. O ato acendeu o debate sobre os direitos dos trabalhadores e sobre a luta pelo bem estar animal, capitaneada por ambientalistas e defensores da fauna. O programa Câmara Debate desta semana aborda o tema, destacando as necessidades dos carroceiros e os projetos de lei que podem beneficiar a categoria, bem como debater o que a Prefeitura poderia fazer para atender a esses profissionais e assegurar os direitos dos animais. Para participar do programa, foram convidados Giovani Soares, presidente da Associação de Condutores de Carroças e Charretes de BH e da Região Metropolitana; Adriana Araújo, do Movimento Mineiro de Defesa dos Animais, e os vereadores Vilmo Gomes (PTdoB) e Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), que preside a Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais.

Câmara Entrevista

Edição especial do programa Câmara Entrevista, no ar até o próximo dia 1º de janeiro de 2015, trata dos excessos do fim de ano. No mês de dezembro, os encontros com familiares e amigos marcam a celebração no Natal e do Ano Novo. Essas dadas, no entanto, são propícias para os exageros, tanto do ponto de vista do consumo – que pode levar ao endividamento em função dos gastos com presentes e viagens – quanto da perspectiva dos hábitos à mesa. Não raramente, as pessoas se excedem nos festejos e confraternizações, o que pode causar problemas com a balança e a saúde.

Para discutir esses assuntos, a TV Câmara BH recebe o educador financeiro Feliciano Abreu e a nutricionista Luana Caroline dos Santos. Do mesmo programa, também participam a psicóloga Heliana Fonseca, que fala sobre problemas como tristeza e saudade de entes queridos, frequentemente agravados em tempos de festas de fim de ano.

Superintendência de Comunicação Institucional