AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão discutirá implantação do Parque do Brejinho, no São Francisco

Moradores reclamam de não implantação da área ecológica e abandono

terça-feira, 2 Setembro, 2014 - 00:00
Comissão discutirá implantação do Parque do Brejinho - Foto: site do Projeto Manuelzão

Comissão discutirá implantação do Parque do Brejinho - Foto: site do Projeto Manuelzão

Discutir a consolidação do Parque do Brejinho, cuja área se localiza no Bairro São Francisco (região da Pampulha), é o objetivo da audiência a ser realizada na próxima quinta-feira (4/9), às 20h, no Plenário Paulo Portugal, pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. O pedido foi feito pelo vereador Doutor Sandro (Pros), que recebeu reclamações de moradores de que o parque não foi realmente implementado e pode estar sendo construída uma bacia de contenção na mesma área ou terreno lindeiro.

No site da Prefeitura constam informações de que o parque foi criado por meio do Decreto Municipal 12.830/07, possui uma área aproximada de 57.600 m² e sua implantação será realizada por meio do Orçamento Participativo (OP) 2007/2008. Entretanto, segundo informações do gabinete do parlamentar, apesar de ter sido eleito como prioridade pelo OP digital, com 20 mil votos, a população reclama que o parque nunca foi efetivamente implantado.  Estariam previstas instalações para o local de áreas de lazer, pistas de caminhada e corrida, e área de camping, entre outras, mas a Prefeitura apenas cercou o local e instalou uma guarita.

Ainda de acordo com informações do gabinete, a guarita e o cercamento encontram-se destruídos, e o local abandonado. Além disso, em 2011, uma área lindeira ao parque teria sido desapropriada para a construção de uma bacia de contenção do Córrego São Francisco, e a população teme que a área da bacia esteja dentro do perímetro do parque, ou que a obra seja incompatível com a existência dele. Também há relatos de que a construção estaria sendo feita sem o devido processo legal e desrespeitando normas ambientais.

Foram convidados para o evento representantes das secretarias municipais de Governo, de Obras e Infraestrutura, e Administração Regional Pampulha; Fundação de Parques Municipais; Projeto Manuelzão; Universidade Federal  de Minas Gerais (UFMG); Promotoria de Justiça de Defesa da Habitação e Urbanismo; Associação dos Amigos do Parque Brejinho; Escola Municipal Aurélio Pires; escolas estaduais Anita Brina Brandão e Coronel Juca Pinto; colégios Dona Clara e Pampulha; paróquias Santo Antônio, São José Confins e Santa Catarina Labouré; Grupo Espírita de Fraternidade Albino Teixeira; Associação dos Bairros Aeroporto, Jaraguá, Santa  Rosa, Dona Clara, Liberdade e adjacências; Jaraguá Country Club; e Raízes do Sul – Tradição e Cultura Sul-Brasileira.

Superintendência de Comunicação Institucional