CÂMARA ITINERANTE

Segurança nos bairros Castelo e Ouro Preto em pauta

Encontro nesta terça-feira (9/6) será na própria comunidade

segunda-feira, 9 Junho, 2014 - 00:00

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará audiência pública externa na noite desta terça-feira (10/6) com a finalidade de debater o grande aumento dos índices de violência e assaltos nos bairros Ouro Preto e Castelo, na região da Pampulha. Requerido pelo vereador Professor Wendel (PSB), o encontro será às 19h30, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Divina Providência, situada à Avenida Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 1038, no Ouro Preto.

Há pouco mais de duas semanas, um policial militar foi morto ao interferir numa tentativa de assalto no Bairro Ouro Preto. Poucos dias depois, bandidos tomaram um carro de assalto, roubaram o caixa de uma lanchonete e atiraram contra outro policial; há poucos dias, um caixa eletrônico foi arrombado e furtado no bairro. De acordo com moradores e comerciantes locais, assaltos a transeuntes, residências e roubo de carros vêm se tornando comuns, gerando um clima de insegurança na região.

No vizinho Bairro Castelo, o presidente da associação de moradores diz que recebe, todos os dias, pelo menos uma ligação de morador relatando um assalto ou arrombamento. Há pouco tempo, assaltantes invadiram um restaurante e fizeram um arrastão, levando dinheiro e pertences de pelo menos 15 pessoas. Uma farmácia local já foi assaltada por seis vezes, e a padaria vizinha por quatro vezes neste ano. Esse tipo de ocorrência vem se tornando uma rotina na vida de moradorese comerciantes, que estão assustados com o aumento da violência no bairro.

Convidados

Motivado pelas reclamações e pedidos de atenção à questão recebidos por seu gabinete, o Professor Wendel pretende reunir comunidade e poder público para dialogar e contribuir na busca de soluções para o problema. Além de moradores, comerciantes e líderes comunitários da região, são aguardados para o debate os secretários Municipais da Regional Pampulha e de Segurança Pública e Patrimonial; os comandantes da Guarda Municipal e do 34° Batalhão de Polícia Militar; o chefe da Policia Civil de Minas Gerais e o delegado responsável pela 1ª Delegacia de Polícia Civil da Pampulha; e representante do Ministério Público Estadual.

Superintendência de Comunicação Institucional