AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão de Direitos Humanos vai debater corte de energia na Vila Dias

Moradores e Cemig alegam descumprimento de acordo para regularização das ligações elétricas no local

quarta-feira, 4 Junho, 2014 - 00:00

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará audiência pública nesta sexta-feira (6/6) com a finalidade de discutir a interrupção do fornecimento de energia elétrica da Cemig aos moradores da Vila Dias, localizada no Bairro Santa Tereza, região Leste da capital. Segundo o requerente, vereador Gilson Reis (PCdoB),  a empresa e o governo de Minas Gerais teriam descumprido compromisso de não efetuar o corte da luz até que fossem instalados os padrões de energia. A audiência será nesta sexta-feira (6/6), às 9h30, no Plenário Camil Caram.

Requerida em caráter de urgência por Gilson Reis, a audiência pública vai discutir o corte sumário da energia elétrica dos moradores da Vila Dias realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no último dia 15 de maio, com apoio da Polícia Militar, que afetou dezenas de famílias. De acordo com líderes comunitários, a medida, que vem trazendo transtornos e riscos especialmente para crianças, idosos e portadores de doenças crônicas que moram no local, contraria o acordo feito com a Companhia. Esta, por sua vez afirma que a regularização proposta não estaria sendo cumprida pelos moradores, que preferiram manter as ligações clandestinas.

Convidados

Além do secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão, foram convidados para discutir a questão o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais; a Comandante da 1ª Região de Polícia Militar, coronel Cláudia Romualdo; o chefe da Policia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Cylton Brandão da Mata; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG), William dos Santos; a defensora pública do Estado Ana Cláudia da Silva Alexandre; e a presidente do Movimento Salve Santa Tereza, Karine Carneiro.

A audiência é aberta à participação de moradores e demais interessados, e também poderá ser acompanhada ao vivo através do portal da CMBH, na opção TV Câmara.

Superintendência de Comunicação Institucional