SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão vai visitar dois centros de saúde da capital

Usuários das unidades Vera Cruz e Diamante Teixeira Dias cobram melhorias

sexta-feira, 28 Março, 2014 - 00:00
Usuários das unidades Vera Cruz (Leste) e Diamante Teixeira Dias (Barreiro) cobram melhorias

Usuários das unidades Vera Cruz (Leste) e Diamante Teixeira Dias (Barreiro) cobram melhorias

A Comissão de Saúde e Saneamento realizará visita técnica, na próxima terça-feira (1/4), para verificar a qualidade dos serviços e programas oferecidos em dois centros de saúde da capital, bem como a existência de obras em andamento ou por realizar. Às 8h30, os vereadores vão ao C.S. Diamante/Teixeira Dias, na Regional Barreiro, e, às 11h, ao C.S.Vera Cruz, na Regional Leste. A visita foi solicitada pelo vereador Juliano Lopes (SDD).

O Centro de Saúde Vera Cruz retomou as atividades em sua sede, na Rua General Osório, 585, região Leste da capital, no último dia 12, após a Prefeitura realizar obras para garantir a segurança estrutural do imóvel. A unidade esteve interditada pela Defesa Civil desde o ano passado em decorrência de rachaduras e vazamentos que contraindicavam o uso do espaço.

Em audiência pública ocorrida na Câmara Municipal, no dia 15 de outubro do ano passado, a gerente do Centro de Saúde, Regina Cele, explicou que, durante a interdição, os atendimentos aconteceram em um imóvel na Rua Arcos e em outras unidades de saúde da Prefeitura. Mesmo com a retomada das atividades na Rua General Osório, duas equipes do Programa Saúde da Família continuam sediadas na Rua Arcos. O desmembramento dos serviços de saúde em duas unidades tem gerado críticas por parte dos usuários, que cobram melhorias na infraestrutura.

Além da análise das atuais condições de atendimento à população do Bairro Vera Cruz, a Comissão também deverá visitar o terreno destinado à construção de uma nova unidade de saúde na região, conquistada pela população no Orçamento Participativo 2007/2008, mas que, até hoje, teve apenas sua fundação concluída.

Tendo sido iniciada em novembro de 2011, a obra enfrentou problemas de licitação, uma vez que a empresa vencedora do processo licitatório abriu falência e outras duas concorrentes não se interessaram em assumir o empreendimento. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) cobram agilidade para a conclusão da obra que, de acordo com a gerente do Centro de Saúde, Regina Cele, continua parada.

Diamante/Teixeira Dias

De acordo com o vereador Juliano Lopes, o Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias enfrenta problemas com a infraestrutura: o prédio antigo fica alagando em períodos de chuva. Moradores e a Comissão de Saúde local demandam melhorias.

Superintendência de Comunicação Institucional