CÂMARA MIRIM

41 vereadores mirins tomam posse em solenidade

Alunos de dez escolas da capital vão participar da legislatura em 2014

quarta-feira, 26 Março, 2014 - 00:00
Alunos de dez escolas da capital vão participar da legislatura em 2014- Foto: Mila Milowski

Alunos de dez escolas da capital vão participar da legislatura em 2014- Foto: Mila Milowski

Os quarenta e um alunos de dez escolas de Belo Horizonte, eleitos para assumir o cargo de vereador mirim, tomaram posse em evento realizado no plenário Amynthas de Barros nesta quarta-feira (26/3). A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Léo Burguês de Castro (PT do B), do vereador delegado Edson Moreira (PTN), representantes da Escola do Legislativo da Câmara de BH, do Tribunal Regional Eleitoral e da Secretaria Municipal de Educação, além de alunos, professores e funcionários das escolas participantes.

A solenidade foi aberta pelo presidente Léo Burguês, que falou sobre a importância da participação dos jovens desde cedo na vida política. "Quem não se interessa por política está fadado a ser governado pelos que se interessam", disse o vereador. Léo Burguês ainda lembrou que o ingresso na política se dá muito antes do exercício de um mandato eletivo. "Eu sempre participei de grêmios estudantis no colégio e me envolvi com o movimento estudantil na faculdade. Vocês ainda estão no ensino fundamental e já dão os primeiros passos", ressaltou.

A juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG), Liliam Maciel Santos, falou sobre a necessidade de que os vereadores mirins se comprometam com a legislatura. "É importante saber no futuro que isso tudo não foi uma grande brincadeira. O mandato mirim deve ter um valor educativo para ser levado por toda a vida desses jovens".

Engajados no objetivo de trabalhar pela melhoria da cidade, os vereadores mirins já defenderam propostas apresentadas durante o processo eleitoral. "Eu sugeri alguns projetos de lei para melhoria da minha comunidade", deixou claro o vereador Rafael Alves da Silva, aluno do 9º ano da Escola Minucipal Cônego Sequeira, no Barreiro. Outra vereadora da mesma escola se apressou em prestar contas: "Eu proponho um projeto para que nós tenhamos mais feiras de ciências e outras atividades na nossa escola", disse Maria Clara Lima, do 7º ano.

Próximos passos

Nas sessões mensais subsequentes, os vereadores mirins terão noções do processo legislativo e das atividades parlamentares e irão elaborar propostas de melhorias para a sua comunidade e para Belo Horizonte. A expectativa é que as proposições aprovadas pelos parlamentares mirins sejam encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara. O colegiado analisará as propostas e, de acordo com sua natureza, poderá transformá-las em proposições reais, como indicações e até mesmo projetos de lei.

Assita aqui à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional